ADOTE UMA CAUSA

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Voluntários dedicam tempo e atenção nos atendimentos do Albergue Martim Lutero

A Associação Albergue Martim Lutero, entidade apoiada pelo Instituto Americo Buaiz (IAB), acolhe, diariamente, 70 pessoas nas dependências da instituição.

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Quem vem do interior do Estado em busca de tratamento médico na Grande Vitória, tem uma forte colaboração no acolhimento. A Associação Albergue Martim Lutero, entidade apoiada pelo Instituto Americo Buaiz (IAB), acolhe, diariamente, 70 pessoas nas dependências da instituição.

A filosofia do albergue é fazer com que cada pessoa sinta-se em sua própria casa, com alimentação e atividades que distraem e colaboram no tratamento de cada um. Para que cada um seja bem atendido, a entidade conta com o apoio dos voluntários.

A voluntária Flávia Balarini desenvolve oficinas de artesanato no albergue há oito anos. Para ela, o trabalho é uma maneira de amenizar a dor de pessoas fragilizadas pela falta de saúde. "É um momento que eles conseguem sair do problema que estão passando e rir. A gente consegue tirar piada, tirar risada. É um momento muito legal", disse.

Leia também: Projeto do Albergue Martim Lutero previne câncer de pele na população capixaba

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Quem também dedica parte do seu tempo para ajudar as pessoas assistidas pelo local é a Huli. O voluntariado chegou na vida dela há 12 anos, após a morte do marido. Ela venceu a depressão dedicando parte da rotina para ajudar pessoas que nem conhece. "Às vezes eu pensei em parar, mas não tem como. porque o resultado é muito gratificante de ver a alegria de uma pessoa", afirma.

De acordo com o superintendente da Associação, João Paulo Auler, a instituição está prestes a completar 40 anos de trabalho e a proposta é aumentar o atendimento e o número de voluntários. "Estamos precisando de voluntários. É um serviço de muitas mãos e é a população que banca este trabalho", disse.

O limite de atendimento é de 70 pacientes por dia. Segundo o superintendente, o número é o suficiente para manter a qualidade no atendimento, mesmo havendo uma demanda maior do que a capacidade. "Os pacientes chegam na segunda-feira de manhã. No albergue temos parceria com o hospital Santa Rita que busca os albergados, levam para o tratamento e trazem de volta", explicou.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

A entidade é mantida pela Igreja Luterana e por parcerias realizadas por meio de demandas parlamentares, prefeituras de diversos municípios, voluntários e doadores. Quem tiver interesse em ser voluntário ou fazer doações, pode entrar em contato pelo telefone 3225-5386.

Ação IAB

Na próxima quinta-feira (10), o Instituto Americo Buaiz realiza uma ação especial nas dependências da Associação Albergue Martim Lutero, em Tabuazeiro, Vitória. A ação foi planejada e será executada pelos voluntários do IAB que atuam na Buaiz Alimentos.

Será realizada a inauguração do novo espaço de leitura e o evento contará com a participação do diretor do IAB, Fernando Machado, e demais diretores do Grupo Buaiz.

Confira a programação completa!

19h – Visita guiada dos voluntários conduzida pela equipe do Albergue.
19h20 – Acolhida dos albergados pelos voluntários. Local: entrada principal da entidade.
Música de acolhida – voz e violão.
19h30 - Inauguração do espaço de leitura.
Local: varanda da instituição.
· Música de acolhida/recepção - música cantada pelos funcionários, voluntários e albergados para os voluntários;
· Breve fala de acolhida por um representante da Associação Albergue Martim Lutero;
· Breve fala sobre o apoio à Associação Albergue Martim Lutero por Fernando Machado – Diretor do Instituto Americo Buaiz;
· Fala de um voluntário sobre a importância da leitura, incentivando os albergados a lerem as obras disponíveis no espaço de leitura durante sua estadia no Albergue.
· Corte da fita por representante do Albergue e do Instituto Americo Buaiz, inaugurando o espaço de leitura.
20h – Momento ecumênico, dirigido pelos pastores que atuam na Associação Albergue Martim Lutero, com o objetivo de celebrar a vida e o encontro entre albergados, funcionários e voluntários. Local: Sala onde acontecem os cultos ecumênicos.
20h30 – Interação (Local: Área de convivência)
Oferecimento de atividades simultâneas:
· Jogos de tabuleiro, cartas, etc, entre os voluntários e os albergados;
· Mesa disposta com lanche para que todos se sirvam.
21h30 - Encerramento

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.