/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Reforma no Santuário Nacional de São José de Anchieta começa nessa sexta (25)

O museu do Santuário do século XVI, um dos mais antigos monumentos católicos do país, irá passar por obras de acessibilidade e ganhar rampas, plataformas elevatórias, banheiro adaptado, além de sinalização em braile

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A intervenção no Santuário Nacional de São José de Anchieta, Anchieta, tem o propósito de democratizar o acesso às salas do museu. O local, símbolo da presença jesuítica no Brasil, receberá um projeto museográfico de organização do acervo, que contempla investimentos na climatização, telhamento, iluminação, comunicação, sonorização e restauro de peças. Também serão reformados, a Igreja, a montagem da sala de documentação e estudos e o paisagismo na área do entorno do Santuário.

O projeto, contratado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), será executado pelo Instituto Modus Vivendi. A primeira etapa conta com patrocínio da Vale, que investirá R$ 5,6 milhões, via lei Rouanet.

Na manhã da próxima sexta-feira (25), haverá a assinatura do início das obras com a presença da presidente do Iphan, Kátia Bogéa; o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung; o presidente da Vale, Fabio Schvartsman; o deputado federal Evair de Melo, e ainda representantes do Ibram, Instituto Modus Vivendi, BNDES, e Iphan-ES.

O museu

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O belo conjunto arquitetônico que abriga a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, além de antiga residência dos jesuítas e museu, é tombado pelo Iphan, desde 1943. Um dos pontos mais relevantes do restauro e readequação do museu será a sala de documentação para estudos e reflexões sobre a vida de São José de Anchieta, dos jesuítas e dos ameríndios, com um material único de pesquisa sobre todo o processo de canonização.

O material de pesquisa será oferecido em salas interativas, com mesas digitais e uso de novas mídias. A tecnologia e o projeto de gestão documental irão facilitar o acesso a pesquisadores, estudantes e todos os visitantes. O acervo desta sala é de grande importância histórica para todo o Brasil já que a documentação compreende correspondências e documentações dos séculos XVI ao XXI produzidas pelos jesuítas e pelo alto clero sobre a evangelização do Brasil, com destaque à figura de José de Anchieta, e reúne cerca de 59 volumes contendo cartas, mapas e outras documentações de 1534 a 1997. Outra coleção, composta de sete volumes, é a da Acta Romana, de 1910 a 1997. Em um extenso material sobre a beatificação de José de Anchieta, destaca-se a bula de canonização assinada pelo Papa Francisco.

Os jesuítas no Espírito Santo

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Os jesuítas deixaram marcas por onde passaram. No Espírito Santo, além do aspecto religioso, tiveram significativo papel na educação e no empreendedorismo. Fundaram o Colégio de São Tiago (atual Palácio Anchieta), em Vitória, e as aldeias de Reis Magos, em Nova Almeida, e de Reritiba, em Anchieta, além das fazendas de Muribeca, em Presidente Kennedy, Itapoca, em Serra, e Araçatiba, em Viana.

As fazendas garantiam a subsistência do Colégio e a continuidade de seus trabalhos, assegurando-lhe independência autárquica, além da função específica de ensino. Elas tiveram significativa influência na vida econômica da capitania ao se tornarem os mais importantes centros de produção da época.

A herança dos Jesuítas também é relevante no conjunto arquitetônico do patrimônio histórico no estado. A relação de prédios inclui o Palácio Anchieta, em Vitória; a Igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Anchieta; a Igreja de Reis Magos, em Nova Almeida; a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Guarapari; a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, em Viana; a Igreja de São João de Carapina, em Serra; a Igreja de Nossa Senhora das Neves, em Presidente Kennedy.

Com informações: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.