/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Líder catalão pede por diálogo com governo da Espanha

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O presidente regional da Catalunha, Quim Torra, pediu ao primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, que converse com os líderes separatistas da região. Torra foi eleito na segunda-feira por legisladores catalães e prometeu construir uma república Atala independente, trabalhando sob a liderança do ex-presidente regional Carles Puigdemont, que está na Alemanha lutando contra a extradição para a Espanha.

"Por favor, Rajoy, coloque uma data e um lugar e nós estaremos lá... Sem precondições, vamos falar sobre tudo, mas vamos conversar", disse Torra em uma coletiva de imprensa conjunta com Puigdemont em Berlim.

No entanto, apesar dos pedidos, o primeiro-ministro, que lutou para negar a independência da Catalunha, jogou um balde de água fria nas perspectivas de um encontro. Durante uma visita oficial à Bulgária, Rajoy rejeitou categoricamente a candidatura da região à independência e observou que os outros dois grandes partidos da Espanha - os socialistas e os cidadãos - apoiam a posição do governo sobre o assunto.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Torra, cuja eleição encerrou um vácuo de liderança de mais de cinco meses na Catalunha, disse que também deseja visitar os líderes separatistas que estão detidos nas prisões espanholas devido à realização de um plebiscito ilegal e à declaração de secessão da Catalunha. Fonte: Associated Press.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.