/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Irlandeses decidem revogar as leis restritivas sobre aborto

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Dublin, 26/05/2018 - A Irlanda decidiu pela revogação das rígidas leis de aborto no país. Em um referendo histórico, mais de 1,4 milhão de votantes se pronunciaram favoráveis à remoção de um dispositivo constitucional que exigia que as vidas da mulher e do feto fossem consideradas com o mesmo peso sob a lei em quase todos os casos de aborto.

Os votos favoráveis a um novo entendimento sobre o aborto somaram mais de 66% do total, superando as expectativas e praticamente se igualando à proporção daqueles que apoiaram a inclusão das regras mais restritivas na constituição 35 anos antes.

O resultado foi uma vitória histórica para os direitos das mulheres em um país tradicionalmente católico. "O que vimos hoje é o auge de uma revolução silenciosa que tem se desenvolvido na Irlanda pelos últimos 10 a 20 anos", comemorou o primeiro-ministro Leo Varadkar. Fonte: Associated Press.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.