/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Guarapari abriga mais de 50 moradores de rua em apenas dois bairros

Repas foi até o MP buscar um plano de ação para tentar solucionar o problema.

Glenda Machado

Redação Folha da Cidade
audima
audima
Um dos cartões postais, o Radium Hotel, abriga muitos moradores de rua. Foto: leitor/whatsApp
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Quem anda pelas ruas de Guarapari diariamente já percebeu que a quantidade de moradores de rua aumentou consideravelmente nos últimos tempos na cidade. Terrenos baldios viram áreas de camping, marquises se transformam em abrigos e as ruas se tornam o lar de muitos homens e mulheres.

Na última quinta-feira (17) um grupo de representantes da Rede de Promoção a Ambientes Seguros (Repas), procurou o Ministério Público para buscar uma solução para a situação, que segundo a Rede tem causado muitos transtornos para a população do município.

“Nós expusemos os fatos anteriormente para a Secretaria de Assistência Social do município, mas nenhuma solução efetiva aconteceu. Procuramos o Ministério Público para nos orientar qual a melhor forma de solucionar a situação. A população de Guarapari tem ficado assustada com o aumento de moradores de rua, infelizmente muitos deles são usuários de drogas e cometem muitos furtos”, disse o atual presidente da Repas, Themistocles Sant’Ana.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Durante o último fim de semana, moradores de Guarapari também se dirigiram ao deputado estadual Enivaldo dos Anjos (PSD) para denunciar o excesso de moradores de rua nas vias públicas da cidade. Em diversos pontos da cidade é possível ver andarilhos com barracas de camping onde estabelecem uma moradia precária, e segundo os moradores são ignorados pelo poder público municipal.

“Estamos sendo invadidos por andarilhos e usuários de drogas. O município não nos dá uma resposta satisfatória por falta de competência ou de boa vontade”, disse um dos moradores ao definir a situação para o deputado, que já recebeu o prefeito da cidade e ex-colega de Assembleia, Edson Magalhães.

Moradores são vistos em diversas marquises da cidade. Foto: leitor/whatsApp

Junto às denúncias feitas, uma série de imagens onde é possível ver diferentes moradores de rua em situação de abandono, inclusive em pontos turísticos da cidade, como a praça do antigo Radium Hotel, prédio tombado pelo patrimônio histórico da cidade.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Uma reunião com a presença da secretária de Assistência Social e Cidadania está marcada para o dia 30/05 às 14h no Ministério Público de Guarapari. “Vamos expor novamente os fatos e cobrar um plano de ação para que tudo seja solucionado”, finalizou o presidente da Repas. 

O que diz a Prefeitura

Procurada pelo Folhaonline.es, a Prefeitura de Guarapari respondeu que o prefeito, Edson Magalhães, se reuniu com o presidente do Conselho Interativo de Segurança de Guarapari, nesta segunda-feira (21) para traçar estratégias de combate ao aumento no número de pessoas em situação de rua na cidade.

Durante o encontro foi discutido o que cada órgão pode fazer para resolver tal situação. A secretária de Trabalho, Assistência e Cidadania apresentou os números de 2018, explicando que é preciso ter apoio de instituições e sociedade civil. “Guarapari nos últimos dias teve um aumento considerável no número de pessoas em situação de rua, sendo eles migrantes, trecheiros, usuários de drogas, pessoas com transtornos mentais e moradores de rua”, afirmou Shirley Pereira.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Em uma pesquisa realizada pela Equipe da Casa Dia, neste mês, mostra que Guarapari possui hoje aproximadamente 57 moradores em situação de rua, sem contar o número de dependentes químicos que possuem residência e família na cidade, mas que vivem pelas ruas em decorrência do vício. Dois lugares são considerados os pontos de maior concentração de moradores em situação de rua, a região central da cidade e a Av. Paris, na Praia do Morro.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.