/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Eleição no Iraque tem relatos de baixo comparecimento e irregularidades

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

As votações foram encerradas no Iraque neste sábado, na primeira eleição nacional desde que o país declarou vitória sobre o Estado Islâmico. A quarta eleição desde a derrubada de Saddam Hussein pelos EUA em 2003foi marcada por relatos de baixo comparecimento e irregularidades. Os resultados são esperados dentro das próximas 48 horas, de acordo com o órgão independente que supervisiona a votação, mas as negociações para escolher um primeiro-ministro encarregado de formar o novo governo deve se arrastar por meses.

As urnas foram abertas na manhã desta sábado sem uma sinalização clara de favorito, mesmo após semanas de campanha oficial. O primeiro ministro Haider al-Abadi enfrenta forte competição de partidos políticos com laços mais estreitos com o Irã.

As ruas de Bagdá começaram a se encher de carros antes de a votação terminar, após al-Abadi suspender parcialmente um toque de recolher de segurança em um esforço para

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

melhorar a participação na eleição. Quase todos os veículos civis haviam sido banidos da cidade de Bagdá pela manhã e muitos eleitores se queixaram de ter que andar mais de 4 quilômetros para chegar aos centros de votação.

O clérigo xiita mais graduado do Iraque tentou estimular a participação dos eleitores na tarde, encorajando os iraquianos a votarem "para evitar a chegada de

parlamento corrupto". "A falta de participação dará a oportunidade para outros alcançarem o parlamento e eles estarão muito longe das aspirações do povo", disse o xeque Abdul-Mahdi al-Karbalai, representante do Aiatolá Ali al-Sistani, na televisão local. Sistani encorajou os iraquianos insistentemente a votar numa nova classe política para combater a corrupção.

Em Mossul, o comparecimento parecia ser maior, com um índice de comparecimento superior a 40% dos eleitores, de acordo com o vice-comandante do comando da operação de Nínive, Jassem Mohammed Khalil.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Em Bagdá, eleitores se queixaram de irregularidades ligadas ao novo sistema de votação eletrônica implementado pela primeira vez este ano em um esforço para reduzir a fraude.

Nouri al-Maliki, antecessor de al-Abaid e seu mais poderoso oponente, disse que estava ciente de "violações" em alguns colégios eleitorais, acrescentando que o processo carecia de supervisão adequada. Não estamos seguros", disse.

Fonte: Associated Press

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.