/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Após bombardeios, EUA criticam militarização da China em águas disputadas

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O Pentágono criticou o que chamou de "continua militarização" da China dos postos avançados da ilha no disputado Mar da China Meridional, onde a força aérea chinesa lançou bombardeiros de longo alcance pela primeira vez neste sábado, colocando todo o sudeste da Ásia dentro do seu alcance.

O jornal China Daily informou hoje que o Exército Popular de Libertação da Força Aérea realizou treinamento de decolagem e pouso com o bombardeiro H-6K no Mar da China Meridional.

A China enfrenta vizinhos menores em várias disputas por ilhas, recifes de coral e lagoas em águas cruciais para o comércio global e rico em peixes e potenciais reservas de petróleo e gás.

Uma declaração do Ministério da Defesa na sexta-feira disse que o exercício foi realizado em um recife, mas não especificou quando ou onde, dizendo apenas que ocorreu recentemente em uma "área do mar do sul".

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Wang Mingliang, um especialista militar, foi citado no comunicado dizendo que os exercícios ajudarão a força aérea a melhorar sua capacidade de combate real contra todos os tipos de ameaças à segurança marinha. ''

Os EUA, que não têm reivindicações territoriais, mas insistem na liberdade de navegação e uma resolução pacífica das controvérsias sem coação ou ameaça de força, criticou o movimento.

"Os Estados Unidos continuam comprometidos com um Indo-Pacífico livre e aberto", disse o porta-voz do Pentágono, o tenente-coronel Christopher Logan. "Nós temos visto esses mesmos relatórios e militarização contínua da China e disputas no Mar da China Meridional só servem para aumentar as tensões e desestabilizar a região", disse. Fonte: Associated Press

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.