/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Macron tenta negociar projeto de reforma trabalhista na França

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Paris - O presidente da França, Emmanuel Macron, está se reunindo com sindicatos e organizações trabalhistas para discutir reformas no mercado de trabalho francês, tido por muitos como abaixo do esperado em performance econômica nos últimos anos.

Uma das reformas propostas pelo presidente é mover a negociação salarial dos funcionários industriais franceses para o nível das companhias, o que despertou em movimentos trabalhistas o receio de enfraquecimento nas proteções aos empregados.

De acordo com o porta-voz do governo, Cristophe Castaner, os encontros desta terça-feira tem como alvo o diálogo, mas que "os sindicatos precisam entender as necessidades por mudanças". O desemprego na França está em cerca de 10% há anos, e Macron afirmou em sua campanha que iria priorizar reformas para incentivar a contratação.

O líder da Confederação Geral do Trabalho (CGT), Phelippe Martinez, disse que espera do presidente uma negociação "leal" com os movimentos, sugerindo que a agenda das reformas não pode ser mais apressada do que foi anunciado por Macron, ou seja, até meados de julho.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Os planos de Macron dependem ainda das eleições no Legislativo, que acontecem no mês de junho. As reformas serão supervisionadas pela Ministra do Trabalho, Muriel Penicaud. Fonte: Associated Press.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.