/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Escola oferece serviço de 'faz-tudo' para pais. Saiba como funciona!

Para especialistas em educação, a escola está oferecendo serviços para atender uma demanda de mercado, mas é preciso cautela para que essa oferta não se sobreponha aos cuidados

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02
 A escola, que atende crianças de 4 meses a 6 anos, também oferece aos pais a opção de contratarem professores e assistentes como babás (foto ilustrativa)  Foto: EBC

São Paulo - Uma escola em que os pais podem deixar os filhos das 8 às 20 horas e não se preocupar com os uniformes - que são lavados no próprio colégio - nem com as refeições das crianças, que ainda podem ser compradas congeladas para os fins de semana. Para as famílias economizarem tempo com atividades domésticas, a escola Ponto Omega, na região dos Jardins, zona oeste de São Paulo, passou a oferecer serviços que vão além das preocupações pedagógicas.

A escola, que atende crianças de 4 meses a 6 anos, também oferece aos pais a opção de contratarem professores e assistentes como babás e leva uma vez por mês uma cabeleireira para cortar o cabelo dos alunos no colégio. Maria Gruppi, diretora da escola, diz que os serviços começaram a ser ofertados por reivindicação dos pais, que requeriam "tempo de qualidade" com os filhos.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"Se a gente consegue eliminar algumas preocupações dos pais, eles têm mais tempo livre e disposição para se dedicar à criança", argumenta Maria. O serviço de lavanderia, por exemplo, é para todas as crianças de até 2 anos. Elas chegam com as roupas comuns de casa e recebem todos os dias o uniforme.

Os alunos que ficam em período integral fazem todas as refeições na escola. Por isso, segundo Maria, os pais precisavam fazer feira, mercado e cozinhar apenas para os fins de semana. "Eles tinham todo esse trabalho para fazer sopinha para só dois dias. Por isso, começamos a vender as refeições congeladas, que já servíamos na escola."

A advogada Kelly Schwartz, de 42 anos, matriculou o filho João Guilherme aos 4 meses na escola e já usou todos os serviços ofertados. Hoje ele está com 3 anos. Kelly conta que, até o menino completar 2 anos, todas as refeições que fazia em fins de semana, feriados e férias eram compradas no colégio. "Nunca precisei fazer uma papinha de bebê na vida." Kelly disse também já ter contratado as professoras como babás, por serem pessoas em quem confia e conhecidas do menino.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Segundo Maria, o colégio faz a mediação da contratação, mas o valor é totalmente repassado aos funcionários - que recebem entre R$ 70 e R$ 80 por hora para o serviço. Como as crianças ficam em período integral, ela explica que a maioria dos pais tinha dificuldade de contratar babás por apenas algumas horas ou nos fins de semana em que têm compromisso.

A diretora não vê problema em os pais passarem essas responsabilidades para a escola. "O que não podem é terceirizar afeto, carinho, companhia. Já serviços técnicos, como corte de cabelo, cozinhar sopinha, fazer supermercado, não há problema nenhum em terceirizar. O ganho na relação entre pais e filhos é muito maior."

Cautela

Silvia Collelo, professora de Psicologia da Educação da Universidade de São Paulo (USP), avalia que atender a todas as demandas das famílias demonstra uma relação de cliente-empregador, que extrapola o papel da escola. "Os alunos devem ser vistos como seres humanos, não clientes", afirma.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Já Maria Márcia Malavasi, professora de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), lembra também que algumas das tarefas das quais os pais estão abrindo mão são importantes para a formação. "Levar os filhos desde pequenos no mercado e na feira ou mesmo ver os pais cozinhando é educativo e ajuda muito no desenvolvimento cognitivo, social e emocional. São as atividades do cotidiano que estreitam os laços familiares." As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.