/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Taleban confirma morte do mulá Mansour e anuncia seu sucessor

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Cabul, Afeganistão - O Taleban do Afeganistão confirmou nesta quarta-feira que o seu líder, o Mulá Akhtar Mansour, foi morto em um bombardeio realizado por um drone dos EUA na semana passada e anunciou o mulá Haibatullah Akhundzada como seu sucessor, um estudioso conhecido por pontos de vista extremistas, o que torna improvável a realização de um processo de paz em Cabul, capital do país.

O anúncio veio enquanto um homem-bomba detonava explosivos em um micro-ônibus que transportava autoridades do tribunal na capital afegã, matando ao menos 11 pessoas, disse uma autoridade. O Taleban reivindicou imediatamente a responsabilidade pelo ataque.

Em comunicado enviado à imprensa, o Taleban disse que seu novo líder era um dos dois vices de Mansour. O grupo insurgente disse que ele foi escolhido em uma reunião de líderes do Taleban, que se acredita ter ocorrido no Paquistão, mas não ofereceu mais detalhes.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Mansour foi morto no Paquistão no sábado, quando seu veículo foi atingido por um míssil lançado por um drone dos EUA, um ataque que se acredita ser o primeiro em que um líder Taleban foi

morto de tal forma dentro do território paquistanês.

As autoridades paquistanesas foram acusadas tanto por Cabul quanto pelo Ocidente de dar abrigo e apoio a alguns líderes talebans - uma acusação que Islamabad nega. Os insurgentes têm lutado para derrubar o governo de Cabul desde 2001, quando o seu próprio regime islâmico foi derrubado durante a invasão dos EUA.

Os Estados Unidos e o governo afegão disseram que Mansour tinha sido um obstáculo para um processo de paz, uma vez que ele se recusou a participar em conversações com o governo afegão no início deste ano. Ao invés disso, ele intensificou a guerra no Afeganistão, agora em seu 15º ano. Fonte: Associated Press.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.