Papa-Móveis recolhe 30 toneladas de materiais por mês
Em 2015, foram 6.150 solicitações de recolhimento de móveis. Em média, são 30 toneladas de objetos recolhidas por mês. Somente este ano, foram 2.523 solicitações
O Papa-Móveis está em pleno funcionamento na capital e continua contribuindo, de forma eficaz, para evitar o depósito irregular de lixo em vias públicas, encostas, manguezais e terrenos baldios.
Em 2015, foram 6.150 solicitações de recolhimento de móveis. Em média, são 30 toneladas de objetos recolhidas por mês. Somente este ano, foram 2.523 solicitações, que são feitas através do Fala Vitória 156.
Após a abertura do chamado, o setor de coleta seletiva entra em contato com o solicitante em até cinco dias úteis para que o agendamento seja efetuado. A coleta dos materiais é realizada de segunda a sexta-feira, em horário comercial pré-agendado.
No último ano, os bairros que mais demandaram o serviço, que é administrado pela Secretaria Municipal de Serviços (Semse), foram Jardim Camburi, Jardim da Penha e Centro.
"O Papa-Móveis tem efeito prático, atende moradores que não sabem o que fazer ou onde descartar objetos maiores sem uso. São coisas de toda ordem que poderiam ter como destino o meio ambiente, e temos uma logística própria e segura de recolhimento", destacou o secretário de Serviços, Leonardo Gonçalves.
Serviço disponível em toda a cidade
Ele disse que o serviço está disponível para os moradores de todos os bairros de Vitória. "Queremos que haja mais solicitações para buscarmos os móveis e objetos. Os moradores também podem levar o que querem descartar para a Semse, em Resistência, pois assim daremos o destino adequado", reforçou.
Quem tiver móveis para descartar pode levá-los à Gerência de Recepção Beneficiamento e Destinação (GRDB), na antiga Usina de Lixo de Vitória, na rua São Sebastião, nº 405, no bairro Resistência.
Doação
Os materiais doados devem estar em bom estado de conservação ou não. Quando puderem ser reutilizados, eles são doados às famílias cadastradas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), que possuem um levantamento de pessoas carentes com descrição dos objetos de que necessitam.
Objetos
Para o recolhimento, o material deverá estar em local de fácil acesso. Alguns exemplos de móveis coletados pelo Papa-Móveis são armários, geladeiras, sofás, cadeiras, rádio, televisão, mesa, fogão e camas, além de outros.