/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Cavalo com anemia faz Idaf interditar Jockey Clube em Vila Velha

Com isso, está proibida a entrada e saída no local de qualquer equídeo durante 60 dias. Animal já foi sacrificado e um exame foi feito para saber se outros cavalos foram contaminados

Redação Folha Vitória
audima
audima
Jóquei de Vila Velha foi interditado pelo Idaf por conta de um cavalo contaminado com anemia Foto: TV Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O Jockey Clube do Espírito Santo, em Vila Velha, foi interditado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), na última quinta-feira (14), após um cavalo que vivia no local apresentar Anemia Infecciosa Equina (AIE). Com isso, está proibida a entrada e saída no local de qualquer equídeo (cavalos, burros, asnos ou pôneis) durante pelo menos 60 dias. A circulação de pessoas segue normal, já que a doença não atinge os seres humanos.

Devido à interdição do local, a terceira etapa do Ranking Estadual de Hipismo Clássico, que estava marcada para este fim de semana, foi cancelada. Na manhã deste sábado (16), houve apenas treinamento de hipismo.

A direção do Jockey informou à equipe de reportagem da TV Vitória/Record que o animal que estava com a doença já foi sacrificado na quinta-feira à tarde, logo que eles foram informados do problema pelo Idaf.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Além de sacrificar o animal, o Jockey informou que já coletou amostras de todos os outros cavalos e enviou ao instituto para verificar se também estariam contaminados. Segundo um dos diretores do Jockey, o animal pode ter sido infectado a partir de um cavalo de rua. A doença é transmitida por um tipo de mosca que pica um animal infectado e depois contamina os cavalos saudáveis.

O Idaf informou que recebeu uma notificação de um laboratório credenciado pelo Ministério da Agricultura que confirmou o resultado positivo da doença para o animal. O instituto informou ainda que o Jockey Clube permanecerá interditado até que sejam obtidos dois exames negativos consecutivos, com intervalo de 30 a 60 dias, de todo o rebanho equídeo.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.