/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Cracolândia de São Paulo terá área de lazer em base da PM

A inauguração terá um torneio de futebol entre usuários de crak que participam do programa municipal "De Braços Abertos" e imigrantes haitianos

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

São Paulo - Com praça reformada, bancos grafitados, novas quadras poliesportivas e academia ao ar livre, uma base comunitária da Polícia Militar será aberta oficialmente na próxima terça-feira, 3, no Largo Coração de Jesus, nos arredores da Cracolândia, centro da capital paulista. A inauguração terá um torneio de futebol entre usuários de crack que participam do programa municipal De Braços Abertos e imigrantes haitianos.

A estrutura fixa para cerca de 24 policiais e o monitoramento do entorno por 16 câmeras de segurança já estão em funcionamento, mas o local ainda não foi aberto à população. A inauguração deve ter a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do prefeito Fernando Haddad (PT). O projeto, que envolveu as esferas municipal e estadual, teve parceria da seguradora Porto Seguro, cuja sede fica a um quarteirão do local. A empresa foi responsável por reformar a praça, que antigamente era um tradicional ponto de encontro no bairro. Mas isso era antes do aumento da concentração de usuários de crack nas ruas ao redor, nas últimas décadas.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"Na minha infância, a praça era muito usada e eu espero que volte a ser o lugar cativo que era", disse a maestrina Marina Kahowec, de 23 anos, que mora no bairro Campos Elísios desde que nasceu e estudou no Liceu Coração de Jesus, na frente do Largo. Para Marina, a presença da base vai trazer uma maior sensação de segurança.

A maioria dos usuários que fazem parte do programa De Braços Abertos com os quais a reportagem conversou na manhã de ontem disse que teme a presença da base da PM. Entretanto, boa parte deles se mostrou animada com a possibilidade de ter um espaço de lazer. "Não só meus filhos, mas também as outras crianças da região vão ter um espaço para brincar. Um local limpinho e sem muita bagunça. Também vamos poder jogar vôlei", disse Poliana Alessandra Silva, de 24 anos, que trabalha na varrição do programa municipal anticrack.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Segundo Edsom Ortega, assessor especial do governador Geraldo Alckmin, os policiais da base receberam uma formação suplementar de policiamento comunitário. "O treinamento reforça a aproximação da polícia com a população, com os PMs, conhecendo, por exemplo, o nome dos moradores e comerciantes. Isso facilita a identificação e a prisão de traficantes que atuam na região."

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.