Caladão: Procon-ES orienta sobre a interrupção dos serviços de telefonia móvel
Para informar o consumidor sobre como proceder nos casos de interrupção do fornecimento dos serviços das operadoras de telefonia móvel, conhecido como “caladão”, o Procon Estadual deu algumas orientações.
Quando os consumidores perceberem falhas na cobertura de serviços da operadora ou se tiverem dificuldade com a conexão de internet, é necessário que seja registrada uma denúncia nos órgãos de proteção e defesa do consumidor e na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para adoção das medidas cabíveis. É importante informar o dia e horário que a interrupção do serviço começou, e o tempo em que ficou sem acesso ao serviço, além de informar os dados pessoais e da linha telefônica.
“O registro das denúncias detalhadas do maior número de consumidores contribuirá ainda mais para a atuação do órgão nesta situação, seja para auxiliar os consumidores na solução do problema, seja na aplicação de penalidades”, explica o diretor jurídico do Procon-ES, Igor Britto.
Para registro de reclamação e denúncias à Anatel, o consumidor poderá acessar o site do Procon-ES e clicar no link com o nome da agência reguladora, que está na página principal.
No ano de 2013, o Procon-ES realizou 3.080 atendimentos relacionados a operadoras de telefonia móvel. Em 2014, já são 1.587 o número de reclamações. As principais demandas estão relacionadas à cobrança indevida, contratos, como por exemplo, rescisão, alteração unilateral, cláusula abusiva e vício de qualidade que são o serviço mal executado, inadequado, impróprio.
Outro caso
Em agosto de 2011, os clientes da operadora também enfrentaram problemas para efetuar chamadas. Na ocasião, a Vivo informou foram detectadas falhas em um dos equipamentos de processamento de chamadas do serviço celular, que podem ter causado dificuldades pontuais na utilização dos serviços na região da Grande Vitória