/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Surto de bactéria em escola pública de Guarapari assusta pais e alunos

Nenhum
audima
audima
Bactéria pode causar cegueira Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Um “surto” de uma grave doença ocular, que pode levar até à cegueira, atingiu uma escola pública de Guarapari. Trata-se da bactéria Tracoma (Chlamydia Trachomatis), que afeta a córnea dos olhos e pálpebras, levando a uma inflamação crônica.

De acordo com a mãe de uma aluna que não quis se identificar, a filha e toda a família deverão ser imunizadas. “Eu fiquei muito assustada com tudo isso. Minha filha fez o exame, mas não apresentou a doença. Mesmo assim, a escola pediu para levá-la para vacinar. Eu e o pai dela também seremos vacinados”, disse.

Em nota, a Secretaria de Saúde de Guarapari afirmou que a Vigilância Epidemiológica está resolvendo toda a situação. De acordo com o texto, os procedimentos adotados estão de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, por se tratar de um agravo de epidemiológico.  

A secretaria informou, ainda, que todos os alunos e funcionários da escola foram examinados, assim como os pais e responsáveis foram esclarecidos sobre a bactéria e o tratamento. Uma médica regional é responsável pelo caso.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

De acordo com a oftalmologista Karine Amaral, o tracoma é uma doença no olho que inicialmente parece um tipo de conjuntivite. “Os sintomas lembram o da conjuntivite.  Olhos vermelhos, pálpebras inchadas e muita coceira. É produzida também uma secreção. Os cílios podem virar para o interior, o que torna a doença mais dolorosa e pode até ferir os olhos. A pessoa pode até perder a visão completamente”, informou.

O tracoma é uma infecção causada por uma bactéria. Para evitá-la, é necessário manter uma boa higiene, lavando sempre as mãos.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.