/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

VÍDEO | Tromba d'água é registrada em praia da Serra; entenda

O fenômeno meteorológico, registrado na manhã desta sexta-feira (12), é fruto de uma nuvem funil que toca a superfície do mar

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A formação de uma tromba d'água foi registrada durante a manhã desta sexta-feira (12), sobre o balneário de Carapebus, na Serra. O fenômeno meteorológico é fruto de uma nuvem funil que toca a superfície do mar. 

Veja as imagens: 

O registro foi feito pela guarda-vidas Letícia Gomes, de 25 anos. Ela explica que o fenômeno deve ter durado cerca de 5 minutos. Além disso, destaca a grande surpresa de ter presenciado a ação pela primeira vez. 

"Foi a primeira vez que vi e foi incrível, a natureza é um espetáculo. Eu sou uma pessoa que é uma grande apreciadora da natureza, o nascer do sol, o pôr do sol", disse. 

Ela contou que quando observou o fenômeno, quis logo gravar para ficar registrado. “Queria que ficasse além da minha mente". 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo a meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim, pode-se dizer que o fenômeno é “o tornado que se forma sobre superfícies de água”. 

"O funil é uma corrente de vento giratória que se prolonga da base de algumas nuvens cumulonimbus intensas em direção à superfície de água ou em terra. O vento girando levanta a água do mar e permite a visualização do funil da tromba d'´água", explicou. 

Além disso, ela explica que no momento em que a nuvem funil ocorre sobre o continente, em terra é comumente chamado de tornado. 

Carregando...

Tromba d'água pode se deslocar para o continente

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A meteorologista também destaca que a tromba d'água pode provocar fortes rajadas de vento, de até 100 km/h e é perigosa para a navegação. Mas as trombas d'água podem se deslocar para o continente.

"A passagem de uma frente fria pela costa do Espírito Santo nesta sexta-feira fez a pressão atmosférica baixar e permitiu a formação das nuvens carregadas e da tromba d´água", disse. 

LEIA TAMBÉM: Robôs, inteligência artificial e inovação ajudam a acelerar saneamento no Estado

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.