SOBRE VOAR

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
SOBRE VOAR

VÍDEO | Imagens aéreas destacam praias, paisagens e história de Anchieta

A cidade do Litoral Sul do Espírito Santo remonta ao início da colonização brasileira, tendo sua origem ligada diretamente ao padre José de Anchieta

Guilherme Lage

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Exatamente ao lado de um dos destinos mais procurados do Espírito Santo, Guarapari, está outra das mais charmosas cidades do Estado, Anchieta, no Litoral Sul, que conta com belas praias, paisagens e uma história que remonta ao início da colonização em terras brasileiras. 

Anchieta tem sua história estreitamente ligada à Aldeia Jesuítica de Retiriba, fundada na foz do Rio Benevente por um religioso que dá nome ao município: o padre José de Anchieta, ainda no século 16. E é por lá que começa o passeio do Sobre Voar desta semana. 

E por falar no rio, é lá que uma das principais atividades econômicas do município é desenvolvida: a pesca. E é também onde se encontra a vegetação típica de manguezais em seus 79 quilômetros de extensão. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A foz do Rio Benevente, no Oceano Atlântico, tem forma de estuário e é repleta de material orgânico, o que torna um ambiente perfeito para a reprodução de crustáceos. 

Saindo um pouco dos manguezais para a cidade, a primeira parada é a Casa de Cultura Angelina Lopes Assad, projetada na década de 1920 para abrigar a Câmara Municipal de Anchieta. 

Foto: Sobre Voar

A construção já serviu também como sede da prefeitura da cidade por muitos anos, até que na década de 1990 foi transformada em um espaço cultural. 

Para finalizar o passeio, uma parada obrigatória no balneário de Iriri, formado por três praias conhecidas por suas belezas e bastante procuradas, além de disputadas, durante o verão, cada uma com sua personalidade. 

Carregando...

A primeira delas é a Praia da Costa Azul, batizada desta forma por conta da cor de suas águas. Já a Praia da Areia Preta recebeu este nome por causa de suas areias monazíticas, que se acumulam por lá.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

E por fim, a praia mais romântica do Espírito Santo, a Praia dos Namorados, nomeada assim em homenagem às muitas histórias de amor que começaram por lá. 

As três praias são separadas por formações rochosas que podem ser percorridas a pé. Com águas tranquilas e bem servido de opções de lazer e cultura, o balneário é a pedida ideal para quem procura beleza e paz no Espírito Santo. 

O Sobre Voar é uma série de episódios que trazem o Espírito Santo como nunca antes visto. Você pode conferir os capítulos que já foram publicados na série no YouTube do Folha Vitória e no caderno Sobre Voar.

Foto: Sobre Voar

Leia Também: VÍDEO | Drones destacam Museu Mello Leitão e Rua do Lazer em Santa Teresa

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.