/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Escola do Sul do ES inicia projetos com robótica educacional

O objetivo é fazer com que os estudantes sejam protagonistas de seus próprios trabalhos, utilizando recursos digitais e metodologias inovadoras

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação / Governo do ES
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Presidente Getúlio Vargas, Escola do Futuro localizada no município de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, começou a desenvolver projetos que envolvem robótica educacional e pensamento computacional. 

O objetivo é fazer com que os estudantes sejam protagonistas de seus próprios trabalhos, utilizando recursos digitais e metodologias inovadoras, com a integração da educação STEM (das siglas em inglês de Science, Technology, Engineering e Mathematics).

O primeiro trabalho foi o dado eletrônico. A construção do dispositivo utilizou materiais que envolvem robótica e programação como o microcontrolador Arduino UNO R3, jumpers, protoboard, interruptor, display numérico e resistores. O software Arduino IDE foi utilizado para upload do código, que foi ajustado pelas alunas responsáveis pela montagem.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O professor e coordenador de Inovação, Diego Motta Libardi, é o responsável pela robótica na escola e cita que esse é um pequeno passo inicial, mas fundamental para que a educação dê um salto de qualidade com a utilização das tecnologias digitais e a implementação da educação STEM.

A aplicação do método está inclusa em cinco competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e está contemplada nas competências específicas e habilidade do currículo do Espírito Santo. O assunto é uma crescente no Brasil e vai ao encontro dos grandes centros de estudos do mundo.

As alunas Gabrielly Oliveira Ferreira e Ana Clara Torres, da 2ª série do Ensino Médio, tiveram aula de robótica e introdução à programação. Elas viram uma oportunidade de desenvolver trabalhos na área, com a chegada do Programa Escola do Futuro.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

“Dificilmente podemos fazer esse tipo de trabalho em escolas que não têm os equipamentos necessários. Fazer simulações faz parte do processo, mas executar as montagens na prática é totalmente diferente e motivador”, disse a estudante Gabrielly Oliveira Ferreira.

Escola do Futuro

O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.

A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.

Carregando...


/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.