/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Capivara Filó: entenda a polêmica que tomou conta da internet

O animal foi domesticado por um influencer, que se viu obrigado a entregar a capivara ao Ibama. No entanto, uma decisão judicial mudou a situação

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução / Instagram
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Se você navegou pela internet nos últimos dias, certamente se deparou com alguma postagem sobre a polêmica que envolve a capivara Filó e o influenciador Agenor Tupinambá, que vive na cidade de Autazes, a 111 km de distância de Manaus, no Amazonas.

Tudo começou quando Agenor passou a publicar nas redes sociais a rotina ao lado da capivara, animal selvagem, que foi domesticada por ele. As imagens fizeram sucesso e chamaram a atenção, inclusive dos órgãos ambientais.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp!

O tiktoker foi multado pelo Ibama em R$ 17 mil e denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal. O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) também determinou que o influenciador digital entregasse Filó.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03
"Hoje, passei por uma situação que nunca imaginei que passaria, minha cabeça girou, vomitei, minha garganta fechou... Fui procurado por agentes do Ibama na minha faculdade. Fui notificado e multado por maus-tratos em animais e várias outras coisas. Eu nunca seria capaz de fazer uma coisa dessas, mas são coisas"
, explicou ele, nas redes sociais.

Durante o andamento do processo, Agenor recebeu apoio da deputada estadual Joana Darc (União Brasil), que passou a defender que a guarda da capivara permanecesse com o jovem.

Na quinta-feira (27), o influenciador chegou a se depedir do animal, com postagens na internet. "E depois desses dias de muito diálogo —incluindo com o Ibama—, o apoio de amigos incansáveis e de pensar em todas as possibilidades, eu e minha família nos despedimos da Filó", escreveu ele.

A entrega do animal ao Ibama ocorreu nesta sexta (28), que a encaminhou para um cativeiro de reabilitação para, posteriormente, ser devolvida para a natureza.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

No entanto, na noite deste sábado, a história ganhou um novo capítulo: a Justiça determinou que a capivara Filó, que havia sido entregue ao Ibama, volte a morar com o influenciador Agenor Tupinambá.

A deputada estadual Joana Darc compartilhou a decisão judicial que concedeu à guarda provisória do animal ao jovem.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05
"Pelos diversos vídeos publicados, contata-se que o autor, morador de zona rural de um pequeno município do interior do estado do Amazonas, vive em perfeita simbiose com a floresta e com os animais ali existentes. Não há muros ou cercas que separam o casebre do autor em relação aos limites da floresta. Os animais circundam a casa e andam livremente em direção à residência ou no rumo do interior da mata. Não há animais de estimação na casa do autor porque o seu quintal é a própria Floresta Amazônica. Percebe-se, portanto, que não é a Filó que mora na casa de Agenor. É o autor que vive na floresta, como ocorre com outros milhares de ribeirinhos na Amazônia, realidade muito difícil de ser imaginada por moradores de outras localidades urbanas do Brasil. Ante o exposto, concedo a tutela provisória de urgência para que, até o desfecho da lide, a guarda provisória da capivara Filó a Agenor Bruce Tupinambá. Como consequência, determino que o IBAMA seja compelido a fazer a entrega do animal ao autor, imediatamente", disse o juiz Márcio André Lopes Cavalcante na decisão.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

O magistrado também determinou que o transporte de Filó da sede do Ibama para a casa do influenciador seja feita de maneira segura e acompanhado por um biólogo ou veterinário. Além disso, o ribeirinho também é obrigado a informar as condições de saúde do animal periodicamente a um juiz e facilitar o acesso de órgãos ambientais para a fiscalização.

Nas redes sociais, Agenor comemorou a decisão da Justiça. "É nossa. Queria agradecer cada um de vocês que está com a gente desde o começo, que está nessa luta. A gente não ia conseguir sem a força de vocês. A vitória é nossa. Mais uma vez o amor venceu", disse o influenciador.


/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.