/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Mapa de risco: mais 22 municípios do ES migram para o risco muito baixo; veja lista

As microrregiões Centro-Oeste e Caparaó entraram em risco muito baixo para transmissão da covid e se juntam as microrregiões Central Serrana e Sudoeste Serrana

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação / Governo do ES
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Mais 22 municípios vão migrar para o risco muito baixo no Mapa de Risco que entra em vigor na segunda-feira (04). Ao todo, 34 cidades capixabas vão estar no risco muito baixo. A Grande Vitória continua na classficação azul.

As microrregiões Centro-Oeste e Caparaó atingiram as quatro metas estabelecidas pelo governo do Estado e, assim como Central Serrana e Sudoeste Serrana, que já haviam entrado na chamada "fase azul",  foram classificadas em risco muito baixo no mapa divulgado no início da noite desta sexta-feira (01).

Nos municípios em fase azul, não há restrições por conta da pandemia da covid-19. 

A  apresentação do passaporte da vacina, por exemplo, não é obrigatória para entrar em estabelecimentos como bares e restaurantes. 

O uso de máscara também não é obrigatório tanto em locais abertos, quanto em espaços fechados.

Com o novo mapa, estão em risco muito baixo os seguintes municípios: 

CENTRAL SERRANA —  Itaguaçu, Santa Teresa, Itarana, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina.

SUDOESTE SERRANA —  Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Brejetuba, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Marechal Floriano e Conceição do Castelo.

CENTRO-OESTE — Alto Rio Novo, Pancas, São Gabriel da Palha, Vila Valério, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e São Roque do Canaã.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

CAPARAÓ —  Ibatiba, Irupi, Iuna, Muniz Freire, Ibitirama, Jerônimo Monteiro, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Alegre, Dores do Rio Preto, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado.

Os outros 35 municípios do Estado continuam em risco baixo. Para serem classificadas em risco muito baixo eles as cidades que compõem cada microrregião precisam atender aos seguintes critérios:

- Oferecer pontos de livre testagem;

- Ter 80% da população adulta vacinada com duas doses;

- Ter 90% dos adolescentes de 12 a 17 anos com, pelo menos, a primeira dose;

- Ter 90% dos idosos com mais de 60 anos com as três doses.

Veja a classificação de todos os municípios capixabas

Foto: Divulgação / Governo do ES

Cidades em risco baixo: Alfredo Chaves, Água Doce do Norte, Águia Branca, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Conceição da Barra, Ecoporanga, Fundão, Guarapari, Ibiraçu, Iconha, Itapemirim, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Mimoso do Sul, Montanha, Mucurici, Muqui, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, São Mateus, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Pavão, Vila Velha e Vitória.

Saiba o que é permitido em cada classificação de risco

RISCO MUITO BAIXO

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

- Na classificação de risco "muito baixo" não há restrições de ocupação de espaço ou horário de funcionamento nos comércios, academias e demais atividades sociais.

- O limite de ocupação deve seguir as determinações do Corpo de Bombeiros, responsável pela avaliação técnica de cada espaço.

- Nesta classificação, não há obrigatoriedade no uso de máscaras, tanto em locais abertos, quanto em locais fechados. Também não há exigência do passaporte da vacina para entrar nos locais.

RISCO BAIXO

Comércio

- Não há restrição de horário. Funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais com medidas qualificadas de 1 cliente por 10 m². É obrigatório uso de máscaras para funcionários e clientes em locais fechados. Em locais abertos, o uso de máscaras não é mais obrigatório.

Shoppings

- Shopping centers devem funcionar e proceder a limitação da entrada de clientes na proporção de 1 pessoa por 22 m² da área do shopping, considerando lojas, praças e circulações de uso coletivo, respeitando, ainda, a proporção de 1 cliente por 10m² (dez metros quadrados) no interior de cada loja. Uso de máscara é obrigatório.

Eventos

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

- Na última quarta-feira (30), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou a flexibilização para o setor de Turismo e eventos do Estado. A partir deste sábado (02), os eventos sociais, culturais e esportivos não terão mais limitações de público

- Nos eventos, o limite de ocupação deve seguir as determinações do Corpo de Bombeiros, responsável pela avaliação técnica de cada espaço.

Bares, restaurantes e academias

- Não há restrições para o funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes, quiosques e similares, bem como as academias. No entanto, os estabelecimentos, devem exigir a apresentação do comprovante de vacinação contra covid-19. A exceção da exigência do documento é apenas para bares e restaurantes localizados nas praças de alimentações dos shoppings. O uso de máscaras deixa de ser obrigatório nas academias.

Medidas Sociais

- Orientação/conscientização para isolamento social e distanciamento social.

- Obrigatoriedade para uso de máscaras em ambientes fechados. O uso não é obrigatório em ambientes abertos (rua, parques, etc.)

- Recomendação para que pessoas dos grupos de risco permaneçam em isolamento total.

- Monitoramento de casos suspeitos e infectados.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.