/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

VÍDEO | Berenice Piana: autora de lei sobre direitos para autistas em live no Folha Vitória. Reveja!

A ativista enfrentou o preconceito e fez dele a força para lutar pelos direitos do filho com o Transtorno do Espectro Autista

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução/ TRT-RJ
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Mãe de autista, Berenice Piana se tornou um símbolo na luta pelos direitos das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Natural de Itaboraí, no Rio de Janeiro, ela é autora da Lei Federal 12.764/12, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA. Nesta quinta-feira (07), às 19h30, Berenice participou da live "E se fosse seu filho?" no Folha Vitória. 

Reveja:

Durante o encontro, a ativista conversou com a psicopedagoga e fundadora do grupo de apoio aos pais de autistas Força Azul ES, Bárbara Campos, e com a presidente da Amaes, Pollyana Paraguassú, sobre a "verdadeira essência da luta pelos autistas".

"Ela é uma referência para nós, mães. Por ela ter passado por maus bocados e ser a autora da lei que beneficia nossos filhos, temos muita gratidão por ela. É uma mulher incrível", destacou Bárbara.   

Durante o processo de tramitação da lei de iniciativa popular, Berenice esteve por diversas vezes em Brasília para a apresentar a proposta nas comissões na Câmara dos Deputados, no Senado e até no Palácio do Planalto.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A lei criada por ela e que leva o seu nome garante os direitos e o atendimento às pessoas com autismo. Além disso, a ativista criou uma clínica especializada para o atendimento de autistas no interior do Rio de Janeiro. 

'E se fosse seu filho?' tira dúvidas sobre o espectro autista

O Transtorno do Espectro Autista, também conhecido como TEA, está relacionado a condições caracterizadas por algum grau de comprometimento no comportamento social, na comunicação e na linguagem.

As lives "E se fosse seu filho" são transmitidas sempre às quintas-feiras. O projeto é quinzenal, mas em abril, quando é celebrado o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, as lives serão semanais. A transmissão aconteceu nesta quinta e será realizada também nos dias 14, 20 e 28 de abril.

Você pode acompanhar a live pelo Folha Vitória e pela página do Facebook e o canal do Youtube do jornal on line. O projeto é uma parceria com o Força Azul Autismo e com a Amaes.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.