/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Aluno da rede pública, capixaba conquista vaga de medicina na USP estudando sozinho

Pedro tem 19 anos e durante a pandemia se dedicou ainda mais aos estudos e conseguiu uma vaga para estudar medicina na Universidade de São Paulo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução TV Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Um exemplo de dedicação. O estudante da rede pública Pedro Carlos Marques, de 19 anos, conquistou uma vaga de medicina na USP estudando sozinho para o Enem.

Dedicação, superação, conquista. Muitas palavras podem ser usadas para contar a história de Pedro, um adolescente que mudou o próprio destino a partir dos estudos. Foi na solidão da sala mal iluminada, no meio de uma pandemia, que o rapaz se preparou para o Enem. 

Pedro conquistou o 2º lugar no Sisu, o Sistema de Seleção Unificada, o que garantiu uma vaga no curso de Medicina da USP, a Universidade de São Paulo. Ele conta que a maior dificuldade foi não ter um professor ao lado para tirar as dúvidas.

"Tem uma dificuldade intrínseca que é não saber o direcionamento. Faz muita diferença ter um profissional que está acostumado com esse tipo de preparação para vestibulares".

Pedro mora numa casa simples, no bairro Cobilândia, em Vila Velha, junto com a avó, o tio e a mãe. Apesar do aperto financeiro, a mãe não exigiu que ele também trabalhasse, e resolveu apostar no talento do filho para os estudos. Um incentivo que fez toda a diferença.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"O mais importante até agora foi a minha mãe e o meu núcleo familiar. Eles me deram todo apoio e uma possibilidade de me dedicar muito mais aos estudos do que a renda familiar, por exemplo. O segundo ponto importante foi ter tido a oportunidade de estudar no Ifes com profissionais e amigos excelentes". 

Pedro é o caçula de três filhos. Maria Amélia, mãe do rapaz, está feliz e orgulhosa. Ela disse que a ficha ainda não caiu totalmente, e admite estar apreensiva porque o filho vai morar longe dela.

Pedro vai estudar como bolsista, inicialmente no sistema remoto. Enquanto a mudança definitiva para São Paulo não vem, a mãe aproveita o chamego do caçula.

"Isso é maravilhoso. Ver que ele está alcançando o que sempre quis! Ele merece o sucesso total. A ficha está caindo aos poucos, mas bem aos poucos mesmo. Sou muito apegada aos meus filhos."

Para alcançar essa vitória, Pedro garante que o apoio é primordial. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

"Quase tão importante quanto o emprenho e o esforço próprio, é o apoio externo. Seja com palavras ou gestos, saber que alguém está te apoiando e rezando por você te dá a confiança para seguir em frente". 

Com informações do repórter Alex Pandini. da TV Vitória/RecordTV

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.