TRADIÇÃO E SABOR - ESPECIAL TORTA CAPIXABA

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Tradição e Sabor: Festival da Torta Capixaba promete sabores e experiências únicas ao visitante

Moradores e turistas poderão experimentar os sabores capixabas entre os dias 18 e 21 de abril na Ilha das Caieiras, em Vitória

Emerson Gomes Ferreira

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Um ambiente que reúne a tradição culinária de um prato e onde se pode comprar os principais ingredientes para o seu preparo: assim é a relação entre a Ilha das Caieiras, em Vitória, e a Torta Capixaba.

O bairro, onde a culinária capixaba se firmou, atrai turistas do estado e de todo o país. A comunidade tradicional com seus costumes, histórias bem próprias e lendas desperta a curiosidade de quem visita o local.

A Ilha recebe visitantes o ano inteiro, mas há um período em que os moradores e comerciantes se preparam para oferecer a melhor experiência gastronômica ao visitante. É a Semana Santa e o Festival da Torta Capixaba.

Foto: divulgação PMV

O Festival já faz parte do calendário de eventos do Espírito Santo e a cada ano cresce em termos econômicos e turísticos.

Um evento para toda a família

O 15º Festival da Torta Capixaba promete levar milhares de pessoas para a Ilha das Caieiras entre os dias 18 e 21 de abril.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Segundo a Prefeitura de Vitória, o evento acontece das 9h às 18 h e contará com a participação de 31 expositores, além dos restaurantes da região, que vão oferecer aos visitantes esse importante prato típico da nossa culinária, além de outras delícias preparadas a partir de peixes e mariscos.

O evento é realizado na rua Felicidade Correa dos Santos, na Ilha das Caieiras, em Vitória. A entrada é franca.

A Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV) estima que os restaurantes e as desfiadeiras devem produzir cerca de cinco toneladas da torta durante o evento. 

O quilo será vendido por R$ 100,00, podendo a iguaria ser encontrada em unidades fracionadas com 100 gramas e 500 gramas, além do prato na tradicional panela de barro. 

Fabiana Vaz é proprietária de um dos restaurantes mais tradicionais da Ilha das Caieiras e diz que vê no Festival da Torta Capixaba uma oportunidade para aumentar as vendas e consequentemente o ganho. Ela já está se preparando para o evento, "só de palmito já estou estocando 300 quilos. Essa quantidade só vai dar para começar", brinca.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Segundo o presidente da CDV, Leonardo Krohling, a proposta do Festival é oferecer uma experiência inesquecível ao visitante. "Vamos reunir o melhor da culinária, com pratos bem variados e representativos da região da Ilha das Caieiras, preparados pela comunidade local para a degustação dos moradores e turistas nas barraquinhas e nos restaurantes tradicionais do bairro".

O Festival é acompanhado de boa música, com atrações ao vivo que vão do forró ao samba e chorinho.

Foto: divulgação PMV

Programação Musical

Na quinta-feira, dia 18, se apresenta o Trio Mafuá com seu inconfundível forró pé de serra, a partir das 11h30.

Na sexta-feira, dia 19, a programação é mais extensa e conta com duas atrações. Às 11h se apresenta o Grupo 3 Elementos, com o chorinho, tradicional ritmo brasileiro. Mais tarde´, às 13h, sobe ao palco o grupo Samba de Quintal, com clássicos do samba. 

Já no sábado, 20, o samba continua com o Grupo 522, às 11h30, e às 14h retorna o chorinho com o Grupo FerraBras.

 No domingo, 21, o Festival é encerrado ao som do chorinho com o Grupo Fino Trato às 11h30.

Edição anterior do Festival foi sucesso

Foto: divulgação PMV

Dados do Observatório Municipal do Turismo, órgão da CDV, mostram que o Festival de 2018 registrou a venda de 4,6 toneladas de Torta Capixaba, a visita de 7,8 mil pessoas à Ilha das Caieiras, a geração de R$ 480 mil em faturamento para os expositores e a ocupação de 49,8% dos quartos disponíveis na rede hoteleira da capital durante os dias de realização do evento.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Segundo Krohling, "boa parte da renda do Festival fica no bairro. É dinheiro que circula lá na região, isso é muito bom para a comunidade".

 Presidente da CDV fala das expectativas para o Festival deste ano


O tempero da Panela de Barro

A tradição de cozinhar e servir a torta na panela de barro não acontece por acaso, segundo as paneleiras, a panela é mais que um utensílio, é quase um tempero especial. Elas dizem e os historiadores confirmam que a Torta Capixaba original, deve ser feita na panela de barro de Goiabeiras, pois deixa o alimento mais saudável e mantém a temperatura da comida, além de acrescentar um sabor único.

As paneleiras de Goiabeiras esperam vender no período da Semana Santa e do Festival da Torta Capixaba mais de 2 mil panelas.

No ano 2000, o ofício das paneleiras foi reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro, registrado no Livro dos Saberes, do IPHAN - Instituto do Patrimônio Artístico Nacional.

Foto: Divulgação/ IPHAN
Tradição do ofício é Patrimônio Cultural Brasileiro
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

Nos últimos séculos, o trabalho das paneleiras garantiu a sobrevivência econômica de várias famílias capixabas. As artesãs que trabalham no local estão vinculadas à Associação das Paneleiras. A maior parte delas trabalha em um galpão em Goiabeiras.

Berenícia Correa diz que a panela de barro mantém temperatura da Torta

Segundo a presidente da Associação das Paneleiras de Goiabeiras, Berenícia Correa Nascimento, a panela de barro de Goiabeiras preserva o calor da Torta Capixaba por mais de 10 minutos fora do forno. "Continua fervendo. Deixa a Torta e a muqueca com muito mais sabor, o cheiro vai longe", afirma.

Confira o podcast da Rádio Jovem Pan Vitória com a  vice-presidente da Associação de Pescadores, Marisqueiros e Desfiadeiras da Ilha das Caieiras, Simone Leal.

Podcast Rádio Jovem Pan Vitória


Serviço

Festival da Torta Capixaba

18 a 21 de abril | 9h às 18 h | Rua Felicidade Correa dos Santos, Ilha das Caieiras, Vitória

Segundo a Prefeitura de Vitória, a rua Felicidade Correa dos Santos, entre a rua Amadeu Muniz Correa e a avenida Beira-Mar, na Ilha das Caieiras, estará totalmente interditada das 7 horas da quarta-feira (17), para montagem das barracas, até as 20 horas do domingo (21). O trânsito será desviado pelas vias adjacentes.














/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.