/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Fumacê inicia novo ciclo de combate a mosquitos em Vitória

Os primeiros locais que receberão o fumacê são Maria Ortiz, Antônio Honório, Goiabeiras, Jabour, Solon Borges, Segurança do Lar e Jardim Camburi

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução/PMV
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Um novo cronograma para o serviço de combate ao mosquito aedes aegypti de Vitória deve entrar em operação nesta segunda-feira (01). A ação vai contemplar diversos bairros da capital.

Os primeiros locais que receberão o fumacê são Maria Ortiz, Antônio Honório, Goiabeiras, Jabour, Solon Borges, Segurança do Lar e Jardim Camburi. O carro vai circular em dois horários: das 3 às 6 horas e das 19 às 22 horas.

Esses e os demais bairros que compõem o itinerário elaborado pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) foram selecionados com base em notificações de dengue, zika e chikungunya, no monitoramento das armadilhas de captura de mosquitos, no último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e nas reclamações recebidas pela prefeitura.

O objetivo é combater, principalmente, o mosquito Aedes aegypti, agente transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. A técnica utilizada é do Ultra Baixo Volume (UBV) Pesado, com um odor característico e pouca visibilidade, mas ideal para o controle desse mosquito, que tem como principal criadouro o interior dos imóveis.

Ações de combate

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O CVSA faz regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos, em todos os bairros de Vitória, com a realização de vistorias, limpeza, tratamentos biológicos, monitoramento do Aedes aegypti e aplicação espacial e focal em UBV.

A população também pode contribuir para o controle de mosquitos escolhendo um dia da semana para procurar focos de mosquitos em sua residência ou trabalho.

Para ajudar o morador nessa tarefa, a Prefeitura de Vitória disponibiliza um check list no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue". Nele, o morador pode escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Após sete dias, o aplicativo vai lembrá-lo de refazer a conferência, caso tenha se esquecido.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.