/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Em alta nas pesquisas, democrata Joe Biden é alvo de denúncias de assédio

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Uma mulher do Estado de Connecticut disse que Joe Biden, de 76 anos, a "tocou de forma inapropriada e roçou seu nariz com o dela" em um evento de campanha em 2009. É a segunda pessoa em três dias que acusa o ex-vice presidente dos EUA de "tocar mulheres de forma inapropriada". Biden é cotado para disputar a Casa Branca em 2020.

"Não foi algo sexual, mas ele me agarrou pela cabeça", disse Amy Lappos, de 43 anos, na segunda-feira, dia 1º, sobre seu encontro com Biden em um evento em Greenwich, Connecticut. "Ele colocou suas mãos ao redor do meu pescoço e me puxou para roçar narizes comigo. Quando ele me puxou, pensei que ele iria me beijar na boca."

Lappos disse que não denunciou o caso porque acreditou que não prosperaria. Mesmo que a própria descrição da vítima não indique assédio sexual, o episódio tende a ser usado pelos republicanos contra Biden. A moradora de Connecticut publicou um relato sobre o caso numa rede social no domingo, 31, depois que a ex-deputada estadual de Nevada Lucy Flores acusou Biden de beijá-la na nuca em um evento em 2014.

Projeção

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

As acusações podem causar alguns problemas para uma possível campanha presidencial de Biden, que era vice de Barack Obama no período em que os casos relatados teriam acontecido. A expectativa é que sua candidatura seja anunciada nas próximas semanas. Biden tem liderado as pesquisas de intenção de voto entre os nomes democratas, em vantagens que vão de 8 a 19 pontos porcentuais, dependendo do Estado. Ele também aparece em vantagem de até 8 pontos porcentuais em uma disputa contra Trump.

A equipe de Biden rejeitou as acusações nesta terça-feira, 2. Em resposta às queixas, um porta-voz de Biden exibiu fotos "manipuladas ou enganadoras" que circulam na internet há anos, nas quais se pode ver o que o próprio Biden descreve como um estilo de campanha "tátil".

"Estas difamações e falsificações existem há algum tempo na obscuridade da internet", disse o porta-voz Bill Russo, em referência a várias imagens de Biden com mulheres e crianças. Ele é conhecido por fazer campanha de modo efusivo, com abraços e toques. Seus gestos estão sendo reavaliados na era do movimento #MeToo, que deu voz à mulheres para denunciar abusos e assédios.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

A presidente da Câmara dos Deputados, a democrata Nancy Pelosi, disse que Biden deveria mudar seu estilo de interação física com as mulheres para evitar problemas. "Junte-se ao clube dos braços estendidos e cumprimente as pessoas como se ambas estivessem gripadas", afirmou.

Ela também afirmou não considerar que as denúncias contra o ex-vice-presidente sejam o suficiente para "desqualificá-lo" de uma eventual pré-candidatura à presidência. (Com agências internacionais).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.