/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Detentos da Secretaria de Justiça realizam pintura artística em prédio público em Vitória

O trabalho foi iniciado no mês de março com a ilustração do Palácio Anchieta

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução/ Governo do ES
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Internos do sistema prisional capixaba irão pintar a fachada do Edifício Aureliano Hoffman, prédio do Estado localizado na Avenida Jerônimo Monteiro, no Centro de Vitória. No total, oito pinturas se monumentos serão feitas na fachada do edifício.

O trabalho foi iniciado no mês de março com a ilustração do Palácio Anchieta. Vão compor a obra mais sete monumentos: Praça Costa Pereira, Relógio da Praça Oito, Saldanha da Gama, Escadaria Maria Ortiz, Catedral Metropolitana, antiga sede da Assembleia Legislativa e o antigo Instituto dos Advogados de Vitória.

A subsecretária de Ressocialização da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Roberta Ferraz, enfatiza a importância da capacitação do preso no processo de ressocialização. "A capacitação profissional e o trabalho podem garantir à pessoa privada de liberdade um recomeço. Apostamos nesse conceito para transformar pessoas e fazer com que a sociedade receba um indivíduo transformado para um melhor convívio social", afirma.

Mais arte

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Detentos que cumprem pena em regime semiaberto já foram os responsáveis por painéis pintados no Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória, como a pintura em homenagem à médica pediatra Milena Gottardi e painéis infantis.

No Hospital Dório Silva, ilustrações da Igreja dos Reis Magos, Terceira Ponte, Mestre Álvaro e Encontro das Águas deixaram os corredores da unidade com mais vida. Já no Hospital da Polícia Militar (HPM), pinturas que retratam o trabalho dos militares e bombeiros, além do Quartel do Comando Geral, em Maruípe, tornaram o ambiente ainda mais humanizado.

Para a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, à frente da gestão patrimonial do Poder Executivo Estadual, a pintura dos cartões postais torna ambientes públicos mais humanizados. “Esse trabalho é muito importante, pois, ao mesmo tempo que capacita o interno, valoriza os imóveis públicos, dá mais vida aos espaços e contribui para o processo de revitalização do Centro de Vitória e de outros bairros”, destacou

Ressocialização

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) investe em programas de ressocialização que oferecem trabalho, acesso à educação e qualificação profissional ao preso. O objetivo é prepará-lo para o retorno à sociedade.

Atualmente, mais de 60 presos realizam serviços em diversos órgãos do Estado. Entre os trabalhos executados estão reformas, que incluem serviços de alvenaria, pintura, elétrica e hidráulica, além de serviços gerais, jardinagem e capina.

Além da remuneração, todos os internos que trabalham têm direito ao benefício da remição da pena, previsto na Lei de Execução Penal. Isso significa que a cada três dias de trabalho, é possível reduzir um dia da pena.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.