/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Helio Dórea comemora 61 anos de colunismo social no Espírito Santo

A marca histórica representa um recorde nacional. Ele é dono do título do colunista com maior tempo de trabalho no Espírito Santo

Iures Wagmaker

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

"Nunca pensei ser jornalista". A frase, enfatizada durante a entrevista, é um contraste na vida do colunista Helio Dórea. Formado em Odontologia, o profissional comemora 61 anos de colunismo social do Espírito Santo. Trabalho que exerce com amor e dedicação.

O que começou como um auxílio à um amigo colunista de um antigo jornal capixaba se tornou a profissão de Dórea. Ao celebrar todos estes anos a frente de uma coluna social, ele se orgulha em lembrar que é dono de um recorde nacional, sendo o colunista com maior tempo de trabalho no Brasil.

Acesse a Coluna Helio Dórea

"Começou sem querer. Nunca pensei ser jornalista. Um amigo passou a ser colunista do jornal O Diário, na Rua 7 de Setembro, mas ele conhecia pouca gente. Eu era bem informado e ele me ligava todo dia pedindo notícias. Certa vez, ele viajou e fui substitui-lo por uns dias. Depois ele avisou que não voltaria mais e era para eu assumir a coluna", conta Dórea.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Mal sabia ele que aquela substituição provisória era apenas o começo de uma longa e brilhante história no colunismo social capixaba. Já efetivado, Dórea sempre soube trabalhar com as possibilidades que acreditava que daria certo. Diante disso, chegou a abrir uma agência de comunicação e publicidade.

"Eu via muitos corretores levando anúncios e ganhando 30% de casa um. Achei interessante, criei minha agência e acabei levando muitos anunciantes para O Diário. Com isso, o sr. Eugenio Queiroz, diretor do jornal A Gazeta, me convidou para ir ao escritório dele e me ofereceu uma proposta para trabalhar lá. Minha meta não era o colunismo, era a Odontologia, mas aceitei o convite", relata.

Foto: Reprodução

No novo trabalho, Dórea foi o responsável pela criação do primeiro suplemento de um jornal no Espírito Santo. Batizado de O Semanário, o caderno era publicado todo domingo e tinha a função de fazer a integração do colunismo social de Vitória com o interior do Estado. Ainda nesta empresa, ele foi diretor comercial e chegou a ser um dos acionistas do jornal.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Passados alguns anos, Helio Dórea estava decidido a se dedicar de forma exclusiva à publicidade. Foi quando recebeu um convite de Fernando Machado e Americo Buaiz Filho, diretor geral da Rede Vitória e presidente do Grupo Buaiz, respectivamente. O convite era para trabalhar com o colunismo social em uma nova aposta da rede: um jornal online, sendo um novo conceito no Espírito Santo.

Dessa forma, em 10 de maio de 2007, a nova Coluna Helio Dórea foi lançada juntamente com o jornal online Folha Vitória. "A grande vantagem que eu tive no online foi que eu conquistei o mundo. Tenho leitores na China, em Miami (EUA) e em vários países. Isso sem falar dos amigos leitores que tenho em outros estados brasileiros. A coluna no Folha Vitória multiplicou o número de leitores que eu tinha", conta.

De acordo com o colunista, trabalhar na Rede Vitória é uma grande satisfação, principalmente pela ligação que já tinha com Fernando Machado e com a família Buaiz. Ele conta que, em uma outra oportunidade, Americo Buaiz já havia o convidado para trabalhar na rede, mas ele não aceitou o convite na época.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Recentemente, a Coluna Helio Dórea passou por uma reformulação no layout, passando a ter um maior espaço para informações sobre personalidades do Espírito Santo. Mudanças que, segundo o colunista, agradou aos leitores. "Melhorou muito e foi aprovado pelos leitores. Tenho recebido inúmeras mensagens elogiando a nova cara da coluna. Os técnicos são muito eficientes e gostei de dialogar com eles para essa mudança", disse.

11 anos de Coluna HD

No próximo dia 10 de maio, a Coluna Helio Dórea comemora 11 anos no jornal online Folha Vitória. Para a ocasião, o colunista prepara uma edição especial visando marcar a data. "Será um pequeno histórico da coluna. Todo ano eu faço e não quero deixar esse aniversário passar", adiantou.

Jornalismo no ES

Apesar de frisar que nunca quis ser jornalista, o amor dedicado por Helio à profissão rendeu grandes frutos para todo o jornalismo no Espírito Santo. Foi ele quem contribuiu para a criação do primeiro curso na área da Universidade Federal do Espírito Santo.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

“Não existia faculdade de jornalismo. Quem escrevia na época era autodidata. Um dia fui até ao Alaor Queiroz, reitor da Universidade Federal do Espírito Santo, e fiz o apelo. Pedi que ele criasse o curso de Comunicação Social na Ufes. Pedi e ele criou. No dia da solenidade de assinatura da criação do curso, ele me convidou para participar. Em seu discurso, citou que a ideia da criação do curso tinha sido minha. Discursei e agradeci”, relembra.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.