/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Theresa May defende negociação de acordo conjunto sobre Brexit e comercial

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Londres - A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, disse neste domingo que o país não concordará em pagar uma conta de saída para deixar a União Europeia sem também chegar a um novo acordo comercial com o bloco, evidenciando uma divergência difícil de resolver antes das negociações sobre o Brexit.

Em entrevista à BBC, May reiterou a posição britânica de longa data de que os acordos sobre os termos da saída do país e seu futuro relacionamento com a UE devem ser feito em conjunto.

A UE, que no sábado apresentou suas posições fundamentais sobre o Brexit após uma cúpula de líderes, quer uma abordagem gradual para as negociações, com o Reino Unido concordando em liquidar suas dívidas pendentes com a UE e outros assuntos relacionados à separação antes das conversas se voltarem para um acordo comercial. A UE calcula que o país pode pagar entre 55 bilhões de euros e 60 bilhões de euros (US$ 60 bilhões a 65 bilhões) para liquidar os compromissos assumidos no orçamento da UE que ainda não foram pagos.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"Tenho muita certeza de que ao final das negociações precisamos estar definidos não apenas sobre os arranjos do Brexit - a saída, como nos retiramos -, mas também sobre o que será nosso futuro relacionamento", disse May.

Perguntada se isso significava que o Reino Unido não concordaria em acertar qualquer projeto de separação até que todas as negociações estejam concluídas, incluindo as que abrangem o comércio, May disse: "A própria UE disse que nada é acordado até que tudo seja acordado".

O impasse representa um desafio inicial para os negociadores quando as conversações sobre o Brexit formalmente começarem, após uma eleição nacional no Reino Unido de 8 de junho. As pesquisas de opinião apontam para a vitória de May e seu Partido Conservador, uma vitória que ela avalia fortalecê-la nas conversas com os demais 27 membros da UE.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Neste sábado, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse que os líderes da UE apoiaram uma abordagem gradual das negociações, dizendo que, para que as negociações passem para um acordo comercial pós-Brexit, seria necessário um acordo unânime entre os líderes da UE. Alguns líderes da UE expressaram frustração com a posição britânica, afirmando que Londres não entende o que seria necessário para resolver as principais questões da separação que o bloco pretende enfrentar antes que as conversas sobre o relacionamento futuro possam começar.

May reconheceu que as conversas sobre o Brexit serão difíceis, mas disse que está confiante de que os dois lados podem chegar a um acordo.

Fonte: Dow Jones Newswires

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.