/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

São Mateus terá novo local para captação de água do Rio Cricaré

O trabalho que será realizado abrange a elaboração do projeto básico e executivo da nova captação de água bruta do rio e sua adutora, que liga a nova captação ao sistema de abastecimento

Redação Folha Vitória
audima
audima
Rio Cricaré terá novo sistema de captação Foto: Divulgação/Prefeitura
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Os problemas de captação de água no município de São Mateus devem ser amenizados com um novo sistema de abastecimento. O objetivo é iniciar um projeto básico e executivo para implantação de um novo local de captação de água no Rio Cricaré. 

O trabalho realizado abrange o novo local para captação de água bruta do rio e sua adutora, que liga o equipamento ao sistema de abastecimento do município. Para o desenvolvimento do projeto básico serão feitos estudos topográficos na área e na estrada de serviço, além do reconhecimento e verificação da capacidade do solo para definir o que vai compor o sistema de captação. 

A crise hídrica que afeta o Espírito Santo tem causado problemas para todos os municípios. Em São Mateus, segundo o prefeito Daniel da Açaí, cerca de 130 mil pessoas são afetadas pelo excesso de sal nas águas. 

“São Mateus vive um problema antigo de captação de água do Rio Cricaré, e a população é quem sofre com água salinizada que recebe em casa. Temos prioridade em resolver o quanto antes essa questão. Estamos buscando parcerias com o Governo Estadual e também Federal para encontrar soluções que vão resolver de vez esse problema e aliviar o dia a dia das pessoas que sofrem em busca de água na nossa cidade”, destacou o prefeito.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

O secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto, destacou que São Mateus vive um problema antigo de captação de água salinizada do Rio Cricaré, o que prejudica o abastecimento da população.

“A cidade de São Mateus sofre há muitos anos com a salinização da água. Conseguimos construir uma parceria para a construção do projeto de engenharia, que é o passo fundamental para a contratação da obra. São mais de 100 mil pessoas que vivem essa situação. O projeto vai definir ao longo do Rio Cricaré o local que vai ter o enrocamento de pedra, que serve para guardar água e impedir a entrada de água salina, a estação de captação de água, a estação de bombeamento e a adutora que vai ligar até a estação de tratamento de água”, disse Octaciano Neto.

O consultor Celso Kauss, que vai elaborar o projeto com a Ganem Engenharia, explicou que a salinização da água na cidade já registrou índice vinte vezes acima do recomendado. Ele destacou que o novo local de captação deverá ficar entre 15 e 20 quilômetros do local atual. “A linha adutora vai levar a água até São Mateus, onde será feito uma casa de bomba e um enrocamento, como se fosse um degrau, para impedir que a água salobra se misture com a água do rio”, explicou.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

O termo de cooperação técnica para a contratação do projeto de engenharia foi assinado na manhã desta segunda-feira (03) pelo prefeito de São Mateus junto à Organização Não-Governamental (ONG) Espírito Santo em Ação, a Associação Empresarial do Litoral Norte do Espírito Santo (Assenor) e as empresas Suzano e Soma Urbanismo.

A cerimônia, realizada pelo Governo do Estado, por meio meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), aconteceu no Palácio Anchieta. 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.