/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Grande Vitória registra mais duas mortes por febre amarela silvestre

Em 2017, a Sesa recebeu 634 notificações de suspeita da doença. Ao todo, 155 já foram descartadas e do total de 479 casos, 187 foram confirmados e 59 casos evoluíram para óbito

Redação Folha Vitória
audima
audima
A vacinação continua Foto: Divulgação/Prefeitura
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Mais duas mortes por febre amarela silvestre foram confirmadas na Grande Vitória na terça-feira (25) no último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). As vítimas são dos municípios de Cariacica e Viana, mas não foram divulgadas mais informações.

Tire dúvidas sobre imunização no guia!

Os dois casos foram confirmados para febre amarela silvestre, ou seja, a transmissão ocorreu na área rural. Na febre amarela silvestre, os mosquitos transmitem o vírus e os macacos são os principais hospedeiros. Nessa situação, os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada adentra uma área silvestre e é picada por mosquito contaminado. Na febre amarela urbana o vírus é transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti ao homem, mas esta não é registrada no Brasil desde 1942, de acordo com informações publicadas pela Secretaria de Saúde.

Entenda o que é a Febre Amarela e os sintomas!

Em 2017, a Sesa recebeu 634 notificações de suspeita da doença. Ao todo, 155 já foram descartadas e do total de 479 casos, 187 foram confirmados e 59 casos evoluíram para óbito. 

Vacinação

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Em Cariacica, para atender às pessoas com mobilidade reduzida, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) abriu o agendamento da vacinação contra febre amarela. O morador pode fazer o cadastro. Após o cadastro, os agentes vacinadores entram em contato e agendam o atendimento, que será feito por região e de acordo com o cronograma da Secretaria.

Serão atendidas pessoas que estejam dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde para vacinação contra febre amarela mas que, por alguma limitação de movimentos, ainda não foram imunizadas por não terem condições de se dirigir a uma unidade de saúde, como acamados, acidentados ou cadeirantes. A Secretaria lembra que moradores com mais de 60 anos deverão apresentar laudo médico para a aplicação da vacina. Os interessados devem entrar em contato com a Semus e realizar o cadastro pelo telefone 3354-5600, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Para os moradores de Viana, o agendamento online para a vacinação contra a febre amarela do município está disponível e pode ser realizado pelo site da Prefeitura de Vitória. Na ferramenta, as pessoas devem selecionar o município e, depois, escolher o horário da imunização: manhã ou tarde. O próximo passo é selecionar a US Vila Bethania para fazer a marcação. O objetivo é agilizar ainda mais a imunização da população contra a febre amarela e chegar aos 100% da população vacinada. Até o momento, mais de 90% dos moradores já estão imunizados, segundo publicação da prefeitura. 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.