/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Líder de facção dissidente do Boko Haram é preso na Nigéria

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Abuja - Forças de segurança da Nigéria prenderam o líder da organização extremista Ansaru, uma dissidência do Boko Haram, afirmou hoje o Ministério da Defesa.

Khalid Al-Barnawi teria sido capturado na cidade de Lokoja, no sul da Nigéria, na sexta-feira. Caso confirmada, a captura será a mais importante em seis anos de conflito no país. Os Estados Unidos oferecem US$ 5 milhões pela captura de Al-Barnawi, que supostamente planejou o sequestro de um engenheiro britânico e um italiano em 2011. Ambos foram mortos durante uma tentativa frustrada de resgate em 2012.

De acordo com o general de brigada Rabe Abubakar, porta-voz do ministério da Defesa, a prisão do líder terrorista é "um enorme avanço na luta contra o terrorismo". Sua presença em uma cidade há mais de mil quilômetros do principal fronte de batalha eleva as suspeitas de que militantes islâmicos se infiltraram entre os pastores muçulmanos de Fulani, que nos últimos tempos têm entrado em choque contra fazendeiros cristãos na região central do país.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A Ansaru é aliada à Al-Qaeda no Magreb, e conhecida por sequestrar estrangeiros em busca de recompensa. Fonte: Associated Press.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.