Cachoeiro de Itapemirim inaugura ambulatório exclusivo para gestante com suspeita de zika
A gestante será atendida primeiramente na unidade de saúde, onde será classificado o seu risco. Se ela possuir fatores que determinem a gestação de alto risco, bem como suspeita de zika
As gestantes de alto risco e com suspeita de zika do Sul do Estado vão contar a partir desta segunda-feira (11) com um ambulatório de referência. O consultório funcionará no prédio da Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim e atenderá os 26 municípios da Região Sul de Saúde.
De acordo com a superintendente da regional de saúde do município, Micheline Pitanga, o serviço é um ganho para a região que não possuía um ambulatório de referência para a gestação de alto risco. O ambulatório trará mais qualidade e humanização na assistência à gestante ao reduzir a necessidade de deslocamento da mulher, que recebia o atendimento em outros locais.
Ainda segundo a superintendente, a gestante será atendida primeiramente na unidade de saúde, onde será classificado o seu risco. Se ela possuir fatores que determinem a gestação de alto risco, bem como suspeita de zika, ela será encaminhada para o ambulatório. “O ambulatório oferecerá um atendimento referenciado e humanizado às gestantes, seja com ou sem o exame positivo para a doença, ou com ultrassom que comprove feto microcefálico, ou outra situação clínica que classifique gestação de alto risco”, explica Micheline Pitanga.
Alguns dos fatores que caracterizam alto risco para a gestante são cardiopatias, alterações genéticas maternas, diabetes ou qualquer outra doença adquirida, entre outras, conforme protocolo de gestação de alto risco.
Serviço
Ambulatório
>> Endereço: Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim. Rua Cariri, s/n, bairro Aquidaban.