/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Alunos de Etecs passam a noite no Centro Paula Souza contra cortes na merenda

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

São Paulo - Estudantes das Escolas Técnicas do Estado de São Paulo (Etecs) passaram a madrugada desta sexta-feira, 29, na sede do Centro Paula Souza - autarquia estadual responsável pela administração das unidades. Eles protestam contra cortes na merenda e afirmam que só sairão quando a instituição garantir comida para todos os alunos das Etecs.

Pela manhã, os alunos das Etecs, com apoio pela primeira vez neste ano de secundaristas, fizeram uma manifestação na Avenida Paulista e depois seguiram para o prédio da Secretaria Estadual de Educação, na Praça da República, região central. Ali decidiram em assembleia que, se a diretora-superintendente do Paula Souza, Laura Laganá, não os recebesse, a sede da autarquia, na Rua dos Andradas, no centro, seria ocupada.

A invasão teve início por volta das 14h20. Na hora em que os alunos começaram a pular os portões, houve confusão com a Polícia Militar, que acompanhava tudo a distância. Os PMs tentaram deter a ocupação usando spray de pimenta. "Nós só estamos reivindicando nosso direito, que é ter merenda, e fomos atacados com truculência", disse Beatriz Calderon, de 16 anos, aluna da Escola Técnica Estadual São Paulo (Etesp).

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Gabriel Ramos, de 60 anos, dono de um salão de beleza na frente do prédio, disse que teve de fechar o estabelecimento porque os alunos correram para dentro do salão para fugir dos policiais. "Até eu levei spray de pimenta nos olhos."

A repórter Annie Zanetti, da Rádio CBN de São Paulo, também foi atingida por um jato de spray de pimenta. O caso mereceu repúdio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), que considerou a intervenção abusiva e cobrou a identificação e punição do agente envolvido.

Comida seca

No dia 20, reportagem do Estado mostrou que em algumas Etecs os alunos recebem apenas a comida seca (bolachas, barra de cereal e suco), que às vezes não é distribuída por semanas. Em outras, não há nenhum fornecimento. Na ocasião, o Centro Paula Souza admitiu o problema e disse que trabalhava para solucionar "questões pontuais", com a readequação da estrutura e negociação com as prefeituras e a Secretaria Estadual da Educação.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Icaro Bendas, de 16 anos, da Etec Guaracy Silveira, em Pinheiros, diz que nunca recebeu merenda. "Eu moro em Osasco, levo duas horas até a escola e fico sem comer. Quando dá a gente leva marmita, mas não temos onde esquentá-la."

Outros reclamam da redução nos produtos ofertados. "A gente recebia duas barrinhas de cereal e um suco. Agora, é só uma barrinha e tem dia sem suco", afirmou Luana Sorbini, de 16 anos, da Etec Camargo Aranha.

Greve

Professores e diretores do Sindicato dos Funcionários do Centro Paula Souza (Sinteps) apoiaram a ocupação e disseram que a categoria estuda entrar em greve nos próximos dias. Uma assembleia está marcada para esta sexta-feira.

"A precariedade é generalizada. Nós não temos reajuste salarial há três anos, existe um déficit gigantesco de funcionários e nenhuma estrutura para dar aula", disse a diretora Sirlene Maciel.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

A Superintendência do Centro Paula Souza informou que recebeu documento com reivindicações e se dispôs a dialogar com uma comissão de alunos. "Até o momento, não se obteve resposta do grupo de manifestantes", disse em nota oficial. A PM alegou ter agido para evitar a invasão e "garantir a segurança dos envolvidos". Em assembleia, à noite, os alunos decidiram manter a ocupação.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.