/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Tornado que devastou cidade de Santa Catarina não tem chances de acontecer no Espírito Santo

O Espírito Santo não tem registros de tornados ou fenômenos parecidos de mesma intensidade. A meteorologia alerta a chegada de uma massa de ar fria no ES a partir de quinta-feira

Redação Folha Vitória
audima
audima
O cenário da cidade de Xanxerê parecia de filme com a destruição Foto: Divulgação/Defesa Civil de Santa Catarina
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O tornado que atingiu mais de 10 mil pessoas no município de Xanxerê, na região Oeste de Santa Catarina, na última segunda-feira (20), assustou a população da cidade de pouco menos de 50 mil habitantes.

De acordo com o Instituto Climatempo, não há a possibilidade do fenômeno meteorológico, que deixou duas pessoas mortes, acontecer no Espírito Santo.

De acordo com a meteorologista Fabiana Weykamt, o tornado que aconteceu no Sul do país, foi provocado pelos sistemas de baixa pressão, característicos em regiões do Sul. O Espírito Santo não tem registros de tornados ou fenômenos parecidos de mesma intensidade, e também não há chances de que aconteça.

Os motivos, segundo o especialista, vão desde a geografia do Estado até as condições topográficas. Os tornados registrados acontecem com maior frequencia na região Sul do país quando há encontro de frentes quentes e úmidas, vindas da região amazônica, com as frentes frias vindas da Argentina e Uruguai.

Ventos podem chegar a 60 km em Vitória

A cidade do interior de Santa Catarina ficou destruída Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros de Santa Catarina
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Longe dos estragos causados pelo tornado, que teve ventos de 200 quilômetros por hora, a meteorologia alerta para a chegada de uma massa de ar fria no Espírito Santo, já a partir desta quarta-feira (22). Há previsão, também, de ventos fortes, podendo chegar a 60 quilômetros por hora, na Grande Vitória.

Ainda segundo o Climatempo, as altas temperaturas registradas nos últimos dias, provenientes de uma massa de ar quente, vão se chocar com uma massa de ar fria que chega ao Estado. O instituto alerta a possibilidade de temporais nos próximos dias.

Você conhece a "nuvem rolo"? Fenômeno chamou atenção dos capixabas. Relembre!

>> Centro de baixa pressão no ES: no último dia 16 de abril, imagens de satélite da costa do Espírito Santo e Bahia, intrigaram até os meteorologistas. As imagens lembram a formação de um ciclone. Se o sistema tivesse um desenvolvimento, o fenômeno poderia ser considerado um ciclone.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

>> Como se formam os tornados: o fenômeno acontece em situações de choques de massas de ar muito diferentes, exatamente por esse motivo as áreas do oeste catarinense estão sujeitas à formação deste tipo de fenômeno. Quando as massas de ar se chocam, foram o movimento de espiral característico dos tornados.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.