/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Taleban anuncia que sua ofensiva no Afeganistão inicia nesta semana

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Cabul, Afeganistão - O Taleban disse nesta quarta-feira que sua ofensiva de primavera no Afeganistão começará nesta sexta-feira. Pela primeira vez, os ataques anuais do grupo contra o governo afegão não terão que enfrentar as tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Nos últimos anos, o início da primavera e o derretimento da neve nas montanhas ao longo da

fronteira com o Paquistão marcaram um intenso combate entre as forças do Taleban e da Otan, juntamente com seus aliados locais.

Este ano, os rebeldes enfrentarão apenas as forças afegãs, que conta com o exército norte-americano, após a retirada das tropas internacionais no final do ano passado.

A declaração do Taleban, que foi enviada aos meios de comunicação, diz que a ofensiva será apelidada de "Azm", que significa "perseverança" em árabe e que estão determinados a "prolongar a guerra santa que já está em curso".

"Para a libertação completa da nossa amada pátria da ocupação estrangeira e para a implementação de um governo islâmico em todo o país, o Taleban está determinado a prolongar a guerra santa que já está em andamento", de acordo com a declaração.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Depois de mais de uma década de guerra, os talebans parecem estar mais perto de seu objetivo de derrubar o governo de Cabul. Isto mostra cada vez mais que o Taleban, visto como um grupo filiado ao Estado Islâmico, que já controla grande parte do Iraque e da Síria, quer estabelecer de vez sua presença no Afeganistão. Fonte: Associated Press.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.