/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Número de mortes em terremoto no Nepal passa de mil

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Catmandu - O número de mortos no terremoto que ocorreu no Nepal neste sábado soma 1.180. Segundo a polícia do Nepal, ao menos 1.130 mortes foram confirmadas no país. Outras 34 pessoas morreram na Índia, 12 no Tibete e duas em Bangladesh. Dois cidadãos chineses morreram na fronteira entre Nepal e China. Conforme o inspetor-geral de polícia do Nepal, Komal Singh Bam, o número de mortes ainda deve aumentar. O tremor fez desmoronar moradias, derrubou templos e provocou avalanches no Monte Everest.

Na embaixada do Brasil em Katmandu não houve danos ou feridos. O vice-cônsul está percorrendo hotéis da região em busca de informações sobre brasileiros.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) revisou a magnitude do terremoto, de 7,9 para 7,8. Segundo o USGS, o terremoto ocorreu às 3h11 de Brasília, em Lamjung, 77 quilômetros a noroeste de Catmandu. A profundidade foi de 15 quilômetros.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Um tremor de magnitude 6.6 atingiu a região menos de uma hora mais tarde e ocorreram pelo menos outros 16 tremores secundários.

Moradores correram de casas e edifícios em pânico. Paredes caíram, árvores balançavam, linhas de energia desabaram e havia grandes fendas abertas em ruas e paredes, com nuvens de poeira ao redor.

Vários edifícios desabaram no centro da capital, incluindo templos e minaretes. Entre eles, estava a torre de nove andares conhecida como Dharahara Tower, um dos marcos de Catmandu, construída pelos governantes reais do Nepal e reconhecida pela Unesco como patrimônio histórico. Havia reportes de pessoas presas nos escombros.

Centenas de pessoas compram bilhetes nos fins de semana para ir até a plataforma de observação no oitavo andar da torre, mas não foi confirmado o número de pessoas que estava no local quando a torre desabou. Imagens em vídeo mostram equipes escavando os escombros da torre, procurando sobreviventes.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Os tremores também desencadearam uma avalanche no Monte Everest, que atingiu um acampamento que estava na base da montanha, onde montanhistas estrangeiros e seus guias locais se preparavam para subir. De acordo autoridades do governo, pelo menos dez montanhistas morreram e 30 ficaram feridos. As suas nacionalidades não foram informadas. Fonte: Associated Press.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.