/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Justiça derruba 'trava' do Fies para faculdades de SP

Estadão Conteudo

Redação Folha Vitória
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

São Paulo - O Sindicato das Empresas Mantenedoras de Ensino Superior do Estado de São Paulo (Semesp) conseguiu na terça-feira, 7, liminar contra a "trava" de reajuste de mensalidades imposta pelo Ministério da Educação (MEC) para as faculdades que participam do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A decisão vale para cerca de 200 instituições filiadas à entidade.

Neste ano, a pasta fixou o índice oficial da inflação, de 6,41%, como teto para o reajuste de mensalidades na renovação de contratos do Fies. Depois disso, entidades e escolas acionaram a Justiça contra a "trava". Por enquanto, os Tribunais Regionais Federais da 1ª e da 5ª Regiões já derrubaram liminares favoráveis às faculdades.

A nova liminar foi concedida pela juíza Luciana Raquel de Moura, da 7ª Vara Federal do Distrito Federal. Ela reconheceu a legalidade de fixar limites de reajuste, com o objetivo de cumprir a previsão orçamentária. Discordou, porém, do pouco tempo dado pelo MEC para que as escolas se planejassem.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"A definição de tais patamares deve ser realizada com antecedência razoável, que permita às IES (instituições de ensino superior) realizarem programação de aumento dos encargos educacionais e repasses para as semestralidades", escreveu a magistrada. A falta de transparência nas regras, segundo ela, traz "prejuízos" às mantenedoras.

Procurado, o MEC afirmou que não havia sido notificado e, quando for, vai recorrer da decisão. Em março, a pasta criou, com a Secretaria Nacional do Consumidor, um grupo para analisar a evolução de mensalidades e rastrear aumentos abusivos. Outra medida para ampliar o controle é a criação de um portal que centraliza a oferta de vagas custeadas pelo programa.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.