/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Estado organiza força-tarefa para conter incêndio em turfa e acabar com fumaça na GV

Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros disse que o evento assumiu uma dimensão maior do que o combate ao incêndio, passando a uma questão de proteção e defesa civil das comunidades

Nenhum
audima
audima
Fumaça da turfa incomoda moradores da Serra Foto: Leitor | WhatsApp Folha Vitória
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O combate ao incêndio na Turfa, no bairro José Anchieta, na Serra foi reforçado com o emprego de 76 militares, quatro viaturas de combate a incêndio, quatro caminhões pipas e quatro restroescavadeiras. Um Sistema de Comando de Operações (SCO) também foi instalado. A medida vai integrar Prefeitura da Serra, Bombeiros, Iema, DER, Cesan e Secrataria estadual de Saúde (SESA). 

O Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa disse que o evento assumiu uma dimensão maior do que o combate ao incêndio, passando a uma questão de proteção e defesa civil das comunidades na região atingida, com implementação de ações articuladas com as agências públicas.

A intenção do Comando é coordenar ações para combater o incêndio na região e atender a população que tem sofrido com a fumaça. Segundo o capitão Clayton Laeber Thompson, comandante da Companhia do Corpo de Bombeiros na Serra, o incêndio da turfa é uma combustão que gera muita fumaça.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

“O incêndio em turfa se caracteriza pela combustão de grande quantidade de biomassa por hectare, chegando a dez vezes mais do que aquela produzida por um incêndio florestal acima da camada do solo. A queima lenta, com pouca oxigenação, resulta na produção de muita fumaça”, afirmou Thompson.

O Corpo de Bombeiros tem feito um trabalho constante desde fevereiro deste ano, quando a queima da turfa passou a incomodar moradores das redondezas de José de Anchieta, Serra.

As ações estão agora concentradas em quatro frentes de trabalho (duas com o uso de máquinas na área próxima ao Terminal TIMS e na ponte no bairro Cantinho do Céu) e outras de combate direto com água de reuso no bairro José de Anchieta e vizinhança, além da abertura de trincheiras para impedir o avanço da área queimada.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.