/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Barco de deputado é apreendido e lacrado pelo Ibama por pescar camarão em período proibido

Hudson Leal foi autuado por pesca em período de defeso e terá de pagar uma multa no valor de R$ 5,8 mil. Além disso, foram apreendidos materiais de pesca que estavam na embarcação

Redação Folha Vitória
audima
audima
Barco do deputado Hudson Leal foi lacrado durante operação de combate à pesca ilegal de camarão Foto: Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Dois barcos foram apreendidos e lacrados durante uma operação de combate à pesca de camarão no período de defeso - quando a espécie se reproduz e a atividade é proibida - realizada pelo Ibama e Superintendência da Pesca, em Vitória. De acordo com o Ibama, uma das embarcações pertence ao deputado estadual Hudson Leal (PRP). 

A operação aconteceu na manhã desta segunda-feira (27) e os barcos estavam aportados no porto da Praia do Suá. Segundo o responsável pelo setor de fiscalização do Ibama, Givanildo Lima, o parlamentar foi autuado por pesca em período de defeso e terá de pagar uma multa no valor de R$ 5,8 mil. Além disso, foram apreendidas redes e outros materiais de pesca, que estavam no barco.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"A embarcação foi apreendida e embargada até que o responsável apresente sua defesa e justifique porque ela estava sendo utilizada durante período de defeso", explicou Givanildo.

Ainda de acordo com o fiscal do Ibama, foram encontrados restos de camarão fresco no porão do barco do deputado e 1 kg de camarão rosa na outra embarcação, o que, segundo ele, caracteriza que houve pesca recente da espécie com a utilização dos barcos.

Hudson Leal disse que a embarcação é arrendada e que teria comunicado seu desaparecimento às autoridades Foto: Divulgação/Assembleia

Segundo Hudson Leal, a embarcação que seria de sua responsabilidade é arrendada e que costuma fazer contratos curtos, de seis em seis meses, com o proprietário. Ainda de acordo com o deputado, o barco estava sendo utilizado pelo arrendador, sem o seu conhecimento, e que foi o próprio parlamentar quem comunicou o fato às autoridades competentes.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

"Na quarta-feira percebi que o barco não estava no lugar onde deveria estar e liguei para o arrendador, mas ele não atendeu. Registrei um boletim de ocorrência na Polícia Civil e comuniquei o desaparecimento à Marinha e ao Ibama. Depois ele me disse que havia saído com o barco para testar o motor, que estava com problema. Portanto ele que precisa resolver essa situação. Estou com todos os documentos que comprovam que eu não tenho envolvimento com pesca realizada com esse barco", disse o deputado.

O responsável pelo setor de fiscalização do Ibama informou que o advogado da pessoa que arrendou o barco para o deputado esteve no Ibama, nesta 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05
segunda, mas não apresentou o contrato de arrendamento. Segundo Givanildo, o advogado disse que apresentaria a documentação nesta terça. 

A multa foi lavrada em nome de Hudson Leal, que agora tem um prazo de 20 dias, a contar desta segunda-feira, para apresentar sua defesa.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.