/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Anúncio em classificados exige enfermeira sarada para cuidar de cadeirante em Vitória

A suposta oferta de emprego, que foi publicada nos classificados de um jornal capixaba, também exigia que a pessoa entrasse em contato somente por WhatsApp

Redação Folha Vitória
audima
audima
Anúncio, claramente voltado para mulheres, exigia a candidata fosse "sarada e musculosa" Foto: Reprodução
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Um anúncio de emprego para enfermeiros ou técnicos de enfermagem, divulgado nesta sexta-feira (10) nos classificados de um jornal do Espírito Santo, chamou a atenção de profissionais da categoria. O anúncio, claramente voltado para candidatos do sexo feminino, exigia, entre outros requisitos, que a pessoa fosse "sarada e musculosa" ou tivesse disposição para ter tal aparência.

O suposto empregador também exige que a interessada tenha disponibilidade para morar no emprego, na Praia do Canto, em Vitória, acompanhar em 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03
consultas médicas, viagens, festas e eventos e que tenha idade entre 18 e 30 anos. Como remuneração, ele oferece salário de R$ 4,5 mil, com 
carteira assinada e todos os direitos trabalhistas garantidos.

Outro detalhe no anúncio que chamou a atenção foi o fato de o anunciante restringir o contato apenas por WhatsApp, por meio de um número telefônico com DDD 73, do sul da Bahia.

Uma candidata à vaga, identificada apenas como Camila, entrou em contato com o suposto empregadorLogo no início da conversa, o anunciante pergunta quem está falando e pede para mandar foto. Em seguida, a pessoa, que diz ter 38 anos, explica que é a vaga para acompanhá-lo, já que ele seria cadeirante.

Perguntado sobre a exigência de que a candidata fosse musculosa, ele confirma a informação e explica que quer uma enfermeira ou técnica com esse 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04
porte e seja "top", para que ele possa "exibi-la" para os outros. O suposto empregador também nega que o anúncio seja para recrutar garotas de programa. Após ele pedir mais uma vez que fosse enviada uma foto, Camila encerra a conversa, dizendo não ter mais interesse na vaga.

Confira a íntegra da conversa

Camila: OIIII
Anunciante: Quem e
Anunciante: BOA TARDE QUEM E
Camila: Tudo bem ?
Anunciante: Quem e
Camila: Meu nome é Camila. Vi o anúncio de emprego no classificados e fiquei interessada. Ainda tem disponibilidade ?
Anunciante: Enfermeira: Sim coloca foto
Camila: ah, nem te conheco rs... vou mandar a minha foto assim rsrs
Anunciante: SUA IDADE EU 38
Camila: vou fazer 22 em julho
Anunciante: E FORMADA
Camila: Estou terminando o técnico. O salário é o mesmo ?
Camila: mas quero cursar uma faculdade rs
Anunciante: O salário TA no anúncio
Camila: SIm. mas para técnico em enfermagem É o mesmo ?
Anunciante: Sim
Anunciante: Você leu O ANÚNCIO
Camila: SIm. É para acompanhar idosos ?
Anunciante: Eu mesmo sou cadeirante
Anunciante: E ficar MUSCULOSA
Anunciante: Viu
Camila: Não entendi essa parte do anúncio. Tenho que ficar musculosa ?
Anunciante: Sim TA NO ANÚNCIO
Camila: Mas eu quero saber o motivo de ficr musculosa rs
Camila: não e anúncio de garota de programa não, né ?
Anunciante: Claro que nao se eu quisece GP EU CONTRATARIA
Anunciante: EU SOU CADEIRANTE NAO TENHO VIDA SEXUAL INTAO EU GOSTO QUE MINHA INFERMERA OU TÉCNICA SEJA MUSCULOSA E TOP PRA ANDAR COMIGO EU EXIBINDO INTEDEU

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

Camila: entendi
Camila: vc está fazendo entrevistas
Anunciante: Coloca sua foto por gentileza
Camila: me manda a sua primeiro
Anunciante: Já coloquei
Camila: Me passa o seu e-mail que eu vou te mandar o meu currículo. Ele tem foto
Anunciante: Não quero currículo
Camila: Ok. Muito obrigada. Não quero mais a vaga

Cuidados

De acordo com Juliana Cardoso, sócia e consultora de Recursos Humanos da Psicoespaço, empresa de recrutamento, seleção e treinamento, esse tipo de anúncio possui algumas exigências que são proibidas por lei. "Não é permitido restringir a vaga para apenas um sexo, nem exigir que a pessoa tenha boa aparência e determinar tempo de experiência", explicou. 

Segundo a consultora, o possível candidato à vaga deve ficar atento ao se deparar com esse tipo de anúncio, pois pode se tratar de um golpe. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_06

"É um anúncio que está fora do padrão que costumamos ver. Por isso, é arriscado a pessoa confiar. Antes de passar mais informações para o suposto empregador, o candidato deve se certificar de que se trata de uma pessoa honesta. Já soubemos de alguns casos de golpes praticados dessa maneira", alerta.

Já a assessora de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES), Adriani Geralda Ribeiro, recomenda que o profissional da área, que desconfiar de algum anúncio desse tipo, encaminhe uma denúncia, via internet, para o conselho ou entre contato por meio da ouvidoria. O site do Coren do Espírito Santo é www.coren-es.org.br.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_07

"A denúncia é encaminhada para a presidência, que analisa o caso e toma as medidas cabíveis. Se for o caso, a polícia ou o Ministério Público podem ser acionados", explicou.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.