/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Projeto gratuito atende mais de 30 adolescentes grávidas por mês em Vitória

Nenhum
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Segundo dados do Ministério da Saúde, os casos de gravidez em mulheres com menos de 20 anos reduziram em todo o Brasil entre os anos de 2000 e 2012. No início da década, cerca de 750 mil adolescentes foram mães no país. Em 2012, o número caiu para 536 mil.

No entanto, este número ainda é considerado elevado, e muitas vezes essas jovens mães não possuem apoio familiar e psicológico necessário para enfrentar essa nova fase da vida. Pensando em apoiar e desenvolver a autoestima dessas mulheres, que muitas vezes são discriminadas pela sociedade, há pouco mais de um ano, o projeto T-Amar da Igreja Universal é desenvolvido no Espírito Santo.

Por meio de reuniões mensais, as futuras mamães recebem orientação a respeito dos seus direitos sociais, incentivo educacional, e técnicas para o desenvolvimento de trabalhos manuais.

“Nosso objetivo é ajudar essas adolescentes grávidas e mães solteiras a escreverem sua própria história, mas com uma perspectiva diferente. Nós realizamos visitas à casa dessas mães para compreender o contexto social em que vivem, e desenvolvemos um trabalho de orientação. Incentivamos essas jovens a retomarem os estudos, elas aprendem a desenvolver trabalhos que podem se transformar em fonte de renda, entre outras”, explica a coordenadora do projeto T-Amar no Estado, Tânia dos Santos.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

De acordo com a coordenadora, a falta de informação ainda está entre os principais motivos da gravidez precoce. “Muitas vezes essas mães já vêm de um contexto, de uma história onde é normal ter filhos na juventude. Muitas vezes essas adolescentes são filhas de mães solteiras, e que nem sempre tiveram a oportunidade de concluir os estudos. Por incrível que pareça, a falta de informação ainda é considerado agravante dessa situação”, explica.

Por mês, cerca de 30 visitas são realizadas e 35 famílias voluntárias oferecem apoio ao projeto, e o atendimento é totalmente gratuito.

Tânia explica ainda que durante os atendimentos também são oferecidas orientações espirituais, um dos diferenciais do projeto. “Não impomos religiões. Recebemos mães de todas as religiões e camadas sociais. Realizamos correntes de oração com o objetivo de mostrar o resultado da fé, de levantar a autoestima dessas mulheres”. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Projeto T-Amar – Atendimento às adolescentes grávidas e mães solteiras
Local: Igreja Universal do Reino de Deus
Endereço: Avenida Nossa Senhora da Penha, 2.565, Santa Luiza, Vitória.
Telefone: (27) 3357-2977
Site: www.projetot-amar.com

Balcão de atendimento no Dia Universal da Mulher

As jovens grávidas e mães solteiras que precisam de ajuda e orientação também podem procurar o balcão de atendimento do projeto T-Amar, que será disponibilizado no Sambão do Povo, no bairro Mario Cypreste, em Vitória, no próximo dia 19, quando será comemorado o Dia Universal da Mulher.

O evento terá início às 10 horas, e também será realizado em mais de 100 cidades do mundo, entre elas Bruxelas, Lisboa, Luxemburgo e New Jersey.

Na programação, em Vitória, além de palestras motivacionais haverá show com a cantora Valéria Rodrigues. Ao todo, 30 mil pessoas de todo o Estado deverão participar do evento, segundo a organização.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_05

O objetivo do dia está além de um simples parabéns. A data busca ressaltar a importância da mulher na sociedade e a necessidade de políticas de valorização.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.