/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Cão pode atacar o próprio dono se não for adestrado, diz veterinária

Nenhum
audima
audima
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Donos de animais como cachorros sempre se apegam emocionalmente aos bichinhos. De acordo com veterinários, por causa desse afeto, os donos esquecem que os cães são animais e que reagem por instinto. Sentindo-se ameaçados ou invadidos em seu território, podem atacar até mesmo o próprio dono.

Ana Júlia Batista, de três anos, foi atacada nesta terça-feira (15) pelo cachorro da família, que mora em Viana. Ana Júlia teve cortes profundos no rosto e perdeu parte do couro cabeludo. Ela está internada no Hospital Infantil de Vitória, mas segundo os médicos, não corre risco de morrer. 

A família diz não entender o que aconteceu, porque o cachorro não aparentava ser agressivo. “Esse quintal onde estavam os cães é o território deles, então eles abordaram como alguém que estava invadindo o território”, explicou a veterinária e adestradora Melissa Ferreira.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

A auxiliar de transporte escolar Raiza Lamas tem duas cadelas, a poodle Mel e a labrador Nina. Quando ficou grávida de Emanuele, teve receio de que a labrador machucasse o bebê, não por agressividade, porque é uma raça muito dócil, mas na brincadeira, por que é um cachorro grande. Hoje Emanuele tem um ano e Raiza sempre toma muitos cuidados. “O medo era dela ser derrubada, mas estamos sempre perto e nunca deixei as duas sozinhas.

A veterinária e adestradora compara os cães às crianças. Segundo ela, se não dermos educação aos nossos filhos, eles ficarão como animais. Assim são os cães, que devem ser adestrados e isso pode acontecer em qualquer idade. Não é difícil, segundo ela. Uma das dicas principais é que o cão precisa saber que é o dono quem manda. Ela diz que, infelizmente, tem acontecido o contrário em muitas casas.

“Nós vemos, na maioria dos casos, que são os cães que realmente mandam na casa. O proprietário não tem nenhum tipo de liderança sobre o cachorro. O dono precisa de uma orientação ou colocar o animal na escola”, afirma Melissa.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.