/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

O enigma do Bolton Strid: rio mais perigoso do mundo esconde mistérios

Aninhado entre as densas florestas de North Yorkshire, Inglaterra, está o aparentemente pacífico Bolton Strid, um afluente estreito do rio Wharfe

Brenno Ramos

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Reprodução / Divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Apesar de sua primeira impressão ser tranquilizadora, este rio é considerado, por muitos, "o mais perigoso do mundo", um verdadeiro devorador de vidas ao longo dos séculos, onde a sentença é clara: "entre e morra".

LEIA MAIS: Resumo: entenda tudo sobre a treta entre Ferrugem e Ludmilla

O que torna o Bolton Strid tão mortal é um enigma geológico peculiar. O rio, de aparência serena, sofre uma transformação abrupta, onde suas águas se comprimem através de uma estreita abertura de quase dois metros em uma região que, estima-se, tenha mais de 60 metros de profundidade. É como se o rio mudasse de curso, canalizando centenas de galões de água em um espaço incrivelmente reduzido.

Essa formação incomum resulta em correntes poderosas e imprevisíveis que viajam em ritmo acelerado, criando turbilhões e redemoinhos capazes de engolir um ser humano em questão de segundos. Testemunhos locais afirmam que o Strid é tão fatal que nenhuma vítima conseguiu sobreviver à sua voracidade, e muitos corpos nunca foram recuperados. Alguns o chamam de "o riacho que devora vidas", alegando que sua taxa de mortalidade atinge inimagináveis 100%.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Em um vídeo no YouTube, o britânico Tom Scott explica o fenômeno, descrevendo como as correntes poderosas esculpiram passagens e túneis nas rochas abaixo da superfície. Sob as pedras cobertas de musgo, existe uma complexa rede de cavernas de fendas feitas de rocha sedimentar, escondendo uma miríade de correntes letais.

A profundidade exata do Bolton Strid permanece um mistério não oficialmente revelado. No entanto, um vídeo recente revelou uma medição de 65 metros, equivalente a cerca de 15 ônibus de dois andares empilhados. Imaginem cair em suas águas, ser arrastado impiedosamente contra as rochas submersas, repetidas vezes, até que não reste mais do que uma memória irreconhecível.

Bolton Strid, o "rio mais perigoso" do mundo, permanece como um lembrete sombrio da imprevisibilidade da natureza e da fragilidade da vida humana diante de seus caprichos mortais. Seus segredos e mistérios continuam a desafiar os curiosos, enquanto seu aviso silencioso ecoa ao longo das margens do rio: "entre por sua conta e risco".

LEIA TAMBÉM: Caso Tim Maia: entenda o motivo da nova exumação do corpo

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.