/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Obras do aquaviário ainda não estão prontas e inauguração fica para abril

Segundo o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, faltam finalizar as estações de Vitória e de Vila Velha e a chegada de dois barcos

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Divulgação/ Semobi
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

O novo aquaviário deve ficar totalmente pronto em abril, operando, numa primeira fase, por Cariacica e Vitória. A mudança no cronograma vai de encontro à previsão inicial do governo do Estado, que havia anunciado o início das atividades do modal marítimo para março deste ano. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A alteração no cronograma ocorre porque duas estações não estão concluídas e dois barcos ainda não chegaram ao Espírito Santo, conforme explicou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno

"Não se trata de um adiamento. O projeto precisa passar por testes rigorosos pois se trata de um meio de transporte especial, que requer considerações de segurança dos usuários, já que o deslocamento é no mar. As preparações incluem diálogo com a Capitania dos Portos e outras adequações. Estamos dentro do nosso prazo programado", explicou.

Até o momento, a estação de Porto de Santana, em Cariacica, é a única pronta. Em Vitória, para concluir a estação da Praça do Papa, na Enseada do Suá, falta a instalação da passarela que liga o terminal, onde ficam os passageiros, até os barcos. 

Divulgação / Semobi
Divulgação/ Semobi ES
Reprodução TV Vitória
Divulgação / Governo do ES
Divulgação / Governo do Estado
Divulgação / Governo
Governo do Estado/divulgação
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

"As atividades estão bem aceleradas em Vitória. Quando ela for concluída, iniciaremos os testes com os barcos neste mês de março, pois a de Cariacica já está pronta, com instalação de catracas e aparelhos de bilhetagem", explica. 

Já a estação de Vila Velha, que fica na região da Prainha, está com as intervenções terrestres concluídas. A estrutura do terminal em terra já está instalada. "Por lá, falta a obra no mar, que é cravar estacas para colocar os flutuantes, além do píer. Em relação ao diálogo com os pescadores da região, a Prefeitura de Vila Velha está sendo muito parceira e nos auxiliando nesse aspecto", acrescentou. 

Sobre os barcos, o secretário explicou que o primeiro já foi finalizado, recebendo plotagem e pintura condizentes com a marca do sistema Transcol, além de se adequar para receber um espaço voltado para bicicletas.

LEIA TAMBÉM: Embarcação que vai operar no novo aquaviário atraca em Vitória

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

"O segundo chega no final do mês. Em abril começaremos a operar com esses barcos. O terceiro chega entre abril e maio", disse Damasceno. As embarcações chegarão das cidades baianas de Valença e Porto Seguro. 

A operação dos barcos será integrada ao sistema Transcol, por meio do CartãoGV. A tarifa para utilizar o sistema aquaviário será a mesma cobrada nos ônibus. Os benefícios de gratuidade e passe escolar também vão valer para o sistema aquaviário.

Além disso, a operação do novo sistema também seguirá o mesmo modelo de regras do Transcol para conexão temporal com os coletivos que passam nos pontos de ônibus próximos às estações.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.