/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Grindr, Tinder: caso de médico do ES denuncia riscos de app de namoro. Veja dicas

Aplicativos servem para aproximar desconhecidos, mas é preciso tomar cuidado ao marcar um encontro real, com a intenção de não se tornar a próxima vítima

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Pixabay
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A internet é uma ferramenta que facilita o contato com pessoas e ajuda na possibilidade de romances. Aplicativos de relacionamento como Tinder e Grindr servem para aproximar desconhecidos, mas, após o virtual, é preciso tomar cuidado ao marcar um encontro real, com a intenção de não se tornar a próxima vítima. 

Entre os casos recentes de vítimas está o médico Aloísio Vieira Silva, de 29 anos, que foi morto a facadas após marcar um encontro pelo Tinder com Carlos Magno Santos Santana, 32 anos, conforme informado pelo suspeito no boletim de ocorrência do caso. O crime foi registrado na madrugada de domingo (26), em Montanha, no Norte do Espírito Santo

Carlos Magno passou por audiência de custódia na terça-feira (28) e a Justiça decidiu converter a prisão em flagrante para preventiva.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Em tempos tão tecnológicos, muitas pessoas recorrem às redes sociais para encontrar um parceiro ou parceira. Mas para conhecer um pretendente nos dias atuais é preciso ficar muito atento à segurança, em especial, quando o primeiro contato é feito pela internet.

Para buscar um companheiro ou uma companheira nas redes sociais é preciso ter alguns cuidados como recomenda o especialista em segurança pública, Diógenes Lucca. "Não deve-se ir apenas acreditando que a 'pessoa tem uma boa aparência'. Deve-se sempre ficar com o alerta ligado", ressalta. 

O especialista também destaca que a ferramenta que aproxima pessoas também acabou se tornando uma forma de alcançar novas vítimas. "Há uma tendência no século XXI dos criminosos utilizarem a internet, por isso todos os cuidados devem ser redobrados", alerta.

Confira os principais alertas

- Deixe amigos e familiares cientes do encontro: informe o horário e local do contato. Além disso, é bom pedir que alguém entre em contato para conferir se está tudo bem.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

- Marque o encontro em um local público: prefira restaurantes, shoppings, bares ou locais mais movimentados. Evite ir para a casa da pessoa ou de amigos do pretendente no primeiro encontro.

- Faça chamada de áudio e vídeo antes do encontro: é importante ter certeza com que está falando. Além disso, é necessário prestar atenção durante o encontro para conferir se as características condizem com as enviadas na internet. 

"Prefira lugares públicos", orienta delegado-geral da PC

O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, ressalta a orientação que, ao marcar o encontro, sempre prefira lugares públicos.

"Nunca se sabe quem está do outro lado da tela, por isso, recomendo aos que utilizam esses grupos de relacionamento que procurem locais públicos", afirma. 

Além disso, o delegado destaca que é melhor conhecer bem os indivíduos antes de levá-los para casa. 

"É arriscado levar a pessoa para a sua casa, se a outra pessoa lhe pressionar para ir a um local privado, termine o encontro", recomenda.

LEIA TAMBÉM: Criança encontrada com faca na BR-101 é entregue à família 

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.