/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Cúrcuma e açafrão: saiba a diferença entre eles

Chefs de cozinha dão dicas de como usar os temperos para realçar o sabor dos alimentos. Além disso, as duas especiarias fazem bem à saúde

Redação Folha Vitória

audima
audima
Foto: Reprodução/ Freepik
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

Quando se trata de temperos mais consumidos pela população brasileira, a cúrcuma e o açafrão certamente estarão na lista. Além de dar gosto, ambas as especiarias possuem uma série de benefícios a saúde. 

No entanto, uma dúvida recorrente de muitos consumidores se dá em relação às diferenças entre os temperos. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Benefícios do cúrcuma e açafrão

Ao se tratar de efeitos benéficos, tanto o açafrão quanto a cúrcuma tem propriedades semelhantes. 

De acordo com a chef de cozinha e professora de gastronomia Rosana Neres, as duas especiarias possuem forte ação antioxidante e anti-inflamatória.

Essa propriedade, ainda segundo Rosana, auxilia a diminuir o colesterol, prevenir a diabete, ajudar na digestão e aliviar as dores. 

LEIA TAMBÉM: Saiba por que você não deve enxaguar a boca após escovar os dentes

Os temperos também são considerados termogênicos, ou seja, ambos aceleram o metabolismo. Tal característica auxilia na queima das calorias, o que aumenta o consumo de energia corporal. 

A gastrônoma especialista Liège Diogo contou ainda que os dois temperos também atuam como anti-inflamatórios, antibacterianos, antidiarreicos, diuréticos, entre outras qualidades, além de possuir ação sedativa. 

Qual a diferença da cúrcuma e açafrão

Apesar de apresentarem muitas semelhanças as especiarias não são a mesma coisa. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Em relação às diferenças, a chef de cozinha Rosana contou que a cúrcuma é conhecida também como açafrão-da-terra, é uma raiz da mesma família do gengibre. Já o açafrão é uma iguaria extraída do pestilo da flor da planta Crocus Sativus.

A chef de cozinha Liège Diogo também acrescentou que a confusão está no fato de que as duas plantas possuem pigmentação amarela e propriedades parecidas, entretanto, o açafrão verdadeiro possui aroma mais intenso e cor mais vibrante.

Conhecida no mercado internacional como turmeric, a cúrcuma é também utilizada em produtos de perfumaria e têxteis, por possuir um cheiro e sabor mais acentuado. Apesar da cor vibrante, o açafrão possui um gosto mais suave. 

LEIA TAMBÉM: Como prevenir e tratar piolhos em crianças de forma eficiente

Além disso, a delicadeza e cuidado necessário para a plantação e colheita da cúrcuma são maiores do que para o açafrão. O que resulta em um preço mais elevado no mercado. 

Receita de chá

A especialista Liège ainda acrescentou uma receita prática de chá que pode ser feito utilizando ambos os temperos. 

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

Ela comentou que faz a receita pelo menos 2 vezes na semana. Para o chá, é preciso ferver 250ml de água com uma colher de café da especiaria de preferência, uma rodela fina de gengibre e uma colher de café de mel.

Para finalizar, basta acrescentar gotas de limão a gosto. A Che contou que o chá também pode ser tomado morno ou gelado.

*Texto da estagiária Sofia Galois, sob supervisão da editora Erika Santos.

/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.