Aeroporto de Vitória adota chamada de embarque por telas
O terminal é o primeiro no país a adotar o modelo, adotado na Finlândia e que foi desenvolvido com o objetivo de tornar o ambiente mais tranquilo e silencioso
Chamadas sonoras, muitas vezes geradoras de estresse em terminais, ficaram no passado no Aeroporto de Vitória, localizado no Espírito Santo. O terminal é o primeiro no país a adotar o "embarque por telas", parte do programa "Aeroporto Silencioso", desenvolvido com o objetivo de tornar o ambiente mais tranquilo.
Segundo o gerente de operações e Aeroportos da Zurich Airport Brasil, Kleyton Mendes, a ação realizada no Espírito Santo, é uma tendência em aeroportos pelo mundo. Um dos exemplos é o aeroporto de Helsinque, na Finlândia, o primeiro a adotar o modelo no mundo.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
O embarque por telas é realizada por meio do apelo visual. Em cada portão de embarque há uma sequência de telas nos monitores do portão, que chamam os passageiros de acordo com a prioridade e os grupos de embarque.
"As telas são operadas pela própria companha aérea. O aeroporto também possui um serviço de status de voo pelo WhatsApp. Esse serviço de status funciona de maneira simples e prática. O passageiro cadastra o número do celular, informa o número do seu voo e ele passa a receber mensagens, com o status do voo", destaca.
O profissional ressalta, entretanto, que, o embarque por telas não elimina as chamadas nominais de passageiros faltantes, quando necessárias, caso de passageiros que ainda não se apresentaram para o embarque e precisam ser chamados pelo nome.
"Além disso, o 'speech automático' inicial para o início do embarque, também irá continuar no auto falante", explica o profissional.
Programa Aeroporto Silencioso
O programa Aeroporto Silencioso compõe uma série de ações da Zurich Airport Brasil em seus aeroportos para proporcionar bem-estar e reduzir o estresse pré-embarque, que pode ser comum a alguns passageiros. É uma iniciativa que busca conforto acústico.
Os aeroportos têm menos espaços de publicidade, com foco em conforto visual. Essas e outras ações tornam o ambiente do aeroporto mais agradável e tranquilo, garantindo uma experiência prazerosa aos visitantes.
LEIA TAMBÉM: Coronel Merigueti, o pioneiro no treinamento de cães para os bombeiros do ES