/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Sem máscara e eventos liberados: veja as regras nas cidades em risco muito baixo no ES

A partir da próxima segunda-feira (14), 12 cidades estarão no risco muito baixo. Não será mais obrigatório, por exemplo, uso de máscaras tanto em ambientes abertos quanto fechados

Rodrigo Araújo

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Folha Vitória
Passaporte não será exigido nas cidades em risco muito baixo
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A partir da próxima segunda-feira (14), 12 cidades capixabas serão classificadas no "risco muito baixo" para a covid-19, de acordo com o mapa de risco divulgado nesta sexta-feira (11) pelo governo do Estado.

A nova classificação, representada pela cor azul, voltará a valer quase dois meses após sua suspensão, anunciada no dia 14 de janeiro, época em que o Espírito Santo registrava seguidos recordes diários de novos casos de infecção pela doença.

Estarão na chamada "fase azul" as sete cidades que integram a microrregião Sudoeste Serrana e as cinco da Central Serrana.

A Sudoeste Serrana é formada pelos seguintes municípios: 

- Laranja da Terra
- Afonso Cláudio
- Brejetuba
- Venda Nova do Imigrante
- Domingos Martins
- Marechal Floriano
- Conceição do Castelo

Já a Central Serrana é composta por: 

- Itaguaçu
- Santa Teresa
- Itarana
- Santa Maria de Jetibá
- Santa Leopoldina

Com isso, a população desses municípios não precisará mais apresentar o comprovante de vacinação contra a covid-19 para ter acesso a estabelecimentos como bares, restaurantes, academias, entre outros. 

A exigência, no entanto, continuará valendo para as demais cidades. "Se já alcançaram a meta e a doença está em franca queda, não precisa mais do passaporte da vacina, que é para incentivar os municípios a alcançarem esses percentuais. Então nas regiões Sudoeste Serrana e Central Serrana não há necessidade, a partir de segunda-feira, de exigir o passaporte de vacina", destacou o governador Renato Casagrande, durante pronunciamento na tarde desta sexta.

pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Além disso, o uso de máscaras está liberado nessas cidades, tanto em ambientes abertos quanto fechados. O governador, no entanto, frisou que o uso desses equipamentos de segurança segue recomendado em ambientes fechados, nessas regiões.

Já nas cidades de risco baixo, o uso de máscara foi liberado em ambientes abertos, como parques, praias, ruas, praças, etc. O item, no entanto, segue obrigatório nos ambientes fechados.

Segundo o governador, a volta da fase azul foi motivada pela queda dos números referentes à pandemia no Espírito Santo, registrada nas últimas semanas.

Eventos sociais sem limitação de público

A partir de segunda-feira, os municípios das regiões classificadas no risco muito baixo também poderão voltar a realizar eventos sociais obedecendo apenas ao limite de público estipulado pelo Corpo de Bombeiros. 

"Essas regiões passam a não ter limitação de atividade econômica e social", frisou o governador.

A microrregião Central Serrana foi a primeira do Espírito Santo a atingir as metas definidas para a classificação de risco muito baixo para a covid-19. No entanto, no mesmo dia em que os índices foram atingidos, o governo estadual anunciou a suspensão da nova classificação.

Para chegar à fase azul, os municípios, subclassificados em microrregiões, devem alcançar as seguintes metas:

1 - 80% da população adulta da microrregião deve estar com o esquema vacinal primário completo contra a Covid-19;
2 - 90% da população de 12 a 17 anos da microrregião deve estar vacinada com a primeira dose da vacina contra a Covid-19;
3 - 90% da população idosa apta da Microrregião deve estar vacinada com a dose de reforço contra a Covid-19, sendo avaliado quinzenalmente;
4 - Todos os municípios da microrregião devem ter ponto de testagem disponível à população.
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_04

LEIA TAMBÉM:
>> Mapa de risco: uso de máscaras na rua só será obrigatório em uma cidade do ES
>> Covid-19: "Está com virose ou prefere continuar usando máscara? Use", diz governador do ES

Foto: Divulgação / Governo do ES
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.