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Geral

Cesan pode ser multada em R$ 12 milhões por falta d'água em Vitória

O Procon da Capital abriu um processo administrativo e notificou a companhia após reclamações de moradores da Grande São Pedro sobre a falta d'água na região

Gabriel Barros

Redação Folha Vitória
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Foto: Divulgação
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Por causa dos problemas no abastecimento de água na Grande São Pedro, em Vitória, o Procon municipal abriu um processo administrativo contra a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). A companhia pode ser multada em mais de R$ 12 milhões e, em último caso, até perder a concessão pública. 

De acordo com a gerente do Procon de Vitória, Denize Izaita, na próxima segunda-feira (07) será realizada uma reunião com representantes da Cesan.

"A audiência de segunda-feira é parte de um rito processual que caminha para a aplicação de penalidades. Vamos respeitar cada momento do processo e, é claro, ouvir amplamente a companhia", disse. 

Nesta quarta-feira (02), o órgão já havia notificado a Cesan após reclamações de moradores da região. No dia anterior, a população fez um protesto por conta das falhas no abastecimento de água.

Nos últimos quatro dias, a vida do Josué Fabiano tem sido marcada pela ansiedade de voltar a ver a água nas torneiras. O morador do bairro Nova Palestina contou que toda hora sobe na caixa d’água da casa onde mora para ver se chegou a água. 

Ele contou que está faltando até roupa limpa para vestir, porque as peças estão sujas e não tem água para lavar. 

"As roupas estão todas sujas. Estamos tentando economizar, temos uma criança com deficiência em casa. Está muito difícil", disse. 
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Na casa do Crio de Souza, de 73 anos, não tem água nem para lavar o rosto. Ele e a esposa, de 64 anos, são doentes e precisam de cuidados, mas não estão conseguindo nem fazer o básico. 

"Tem dia que nem o rosto a gente consegue lavar. O talão continua vindo e estão todos pagos. Eu sou correto com eles, queria que eles fossem corretos comigo", desabafou.

A gerente do Procon destacou que, a reunião da próxima segunda-feira será importante para ouvir o posicionamento da Cesan e os argumentos para a dificuldade de lidar com o problema dos moradores.

"Esse é o momento de abrir para argumentações, para defesa e também para o cumprimento das determinações que fizemos ontem. Solicitamos que o serviço fosse imediatamente restabelecidos e, não havendo essa possibilidade, o serviço deveria ser oferecido por meios alternativos e gratuito", explicou.

A Cesan disse que disponibilizou carros-pipas para atender os moradores que ainda enfrentam problemas no abastecimento de água.

De acordo com Denize, a companhia pode ser multada em mais de R$ 12 milhões no processo administrativo que foi instaurado pelo Procon de Vitória.

"Nos termos do Código de Defesa do Consumidor, essa multa parte de R$ 818 e pode chegar a mais de R$ 12 milhões. O Procon é um órgão conciliador e funciona em caráter educativo, mas também temos o caráter sancionatório e não podemos fugir dessa característica. Tendo em vista a reiterada má prestação do serviço público, vamos dar sequencia ao processo administrativo", explicou.

Segundo a gerente do órgão, em último caso, a Cesan pode ter o contrato com o município reincidido. Denize explicou, no entanto, que essa decisão parte da gestão municipal.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini destacou que o contrato entre a Prefeitura e a Cesan tem entre as determinações a qualidade na prestação de serviço à população.  

"O contrato firmado e estabelecido entre a Prefeitura de Vitória e a concessionária traz exigência na qualidade da prestação de serviço. Um quadro totalmente diferente do que vivemos hoje, com a absoluta descontinuidade na prestação de serviço. Diante disso, determinamos a notificação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) e também da Cesan para a aplicação das sansão por conta do ocorrido, como a multa administrativa e até mesmo a rescisão desse contrato", disse.

Consumidor não pode ser cobrado caso haja irregularidades no abastecimento de água, diz Procon

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Uma recomendação importante é para que os moradores fiquem de olho nas contas quando chegarem. Segundo a gerente do Procon, em caso de falhas no abastecimentos, as taxas não podem ser cobradas.

"A água é um serviço essencial. Como é essencial e é prestado por órgão públicos, através das concessionárias, ele tem que ser adequado, seguro, eficiente e continuo. Se você recebe um pinga-pinga na sua casa, não recebeu com regularidade, você não pode ser cobrado. É interessante que o consumidor anote os dias que houve desabastecimento ou abastecimento irregular. Em todos esses dias, deverá haver desconto nas contas. Caso não haja, as pessoas podem procurar o Procon", explicou.

O diretor operacional da Cesan, Thiago Furtado, explicou que os carros-pipa disponibilizados são gratuito e também não haverá cobranças de água por conta da interrupção do serviço.

"Não tem cobrança pelo caminhão-pipa. Em relação a cobrança pela água, no caso do desabastecimento, o que faz a medição da água é o relógio na frente da casa. Se não tem água chegando em casa, não está gerando conta para o cliente", disse. 

Outras cidades do ES também enfrentaram problemas no abastecimento de água nesta semana

No início da semana, moradores de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Viana relataram problemas no abastecimento de água. Muitas pessoas enviaram relatos ao jornalismo da Rede Vitória para falar sobre o problema. 

Em alguns bairros, a água voltou entre a noite de segunda-feira (28) e madrugada de terça-feira (01). No entanto, em bairros mais altos, como na região da Grande São Pedro, a população ainda convive com a falta d'água nas torneiras.  

O que diz a Cesan?

A Cesan informou, em nota, que a falta d'água na Grande São Pedro vem ocorrendo porque o sistema que atende a região está sofrendo baixas pressões. Segundo a companhia, técnicos vêm atuando para encontrar a causa e restabelecer a normalidade no fornecimento de água.

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O diretor de engenharia e meio ambiente da Cesan, Pablo Andreão, destacou que a companhia está seguindo as recomendações feitas pelo Procon. Veja:

Ainda de acordo com a Cesan, o problema foi agravado na última segunda-feira (28) pela falha no fornecimento de energia pela EDP, concessionária de energia elétrica, que provocou a interrupção do abastecimento para diversos bairros de Cariacica, Viana, Vila Velha e Vitória.

"Tivemos um problema no fornecimento de energia elétrica, na sequência, um problema em um dos nossos equipamentos elétricos. Isso foi normalizado na segunda-feira, no período noturno a operação voltou em plena carga. Mas as redes secaram, quando seca e volta a distribuir, para chegar nas regiões mais longe e mais altas a gente precisa que a rede se encha e crie pressão. Isso ainda não foi possível. A gente pede para que as pessoas economizem água, principalmente aquelas das regiões mais baixas, porque isso ajuda a chegar água mais rápida nas regiões mais altas e distantes", explicou o diretor operacional da Cesan. 

Thiago lembrou que havia uma previsão para que a situação fosse totalmente normalizada nesta quarta-feira (02), mas admitiu que ainda não foi possível. Ele lembrou que a Cesan disponibilizou carros-pipa para atender a população que ainda não recebeu água. 

A nova previsão é que o abastecimento seja normalizado até a manhã desta sexta-feira (03).

O que diz a EDP?

A EDP, no entanto, informou que enviou uma equipe para inspecionar a rede e constatou uma falha interna em um dos equipamentos que pertence a Cesan. Segundo a EDP, o reparo foi realizado pela própria Cesan.

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