/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_TOPO |
Geral

Após ter festa de debutante cancelada na pandemia, capixaba com síndrome de Down comemora aos 17 anos

Adolescente teve covid-19 e passou por momentos muito difíceis ficando, inclusive, internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)

Redação Folha Vitória
audima
audima
Foto: Arquivo Pessoal | Silvania Cardoso
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_02

A capixaba Maria Clara Malta Almeida, uma adolescente com síndrome de Down, finalmente conseguiu realizar o grande sonho de ter uma festa de debutante. Por causa da pandemia da covid-19, a comemoração foi cancelada em 2020, quando ela completou 15 anos.

Depois de ter tido a festa cancelada, a comemoração aconteceu no último sábado (12) e emocionou os convidados. Quem acompanhou a família de perto sabe que não foi nada fácil, já que a adolescente teve covid-19 e passou por momentos muito difíceis ficando, inclusive, internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Foto: Arquivo Pessoal | Silvania Cardoso

A mãe de Maria Clara, Silvana Cardoso Malta, de 53 anos, contou que tudo estava pronto para que a festa acontecesse em 2020. Porém, com a chegada da pandemia, os planos foram adiados. 

"Maria fez 15 anos no dia 22 de março e estávamos todos ansiosos e preparados para realizar a festa. No dia 18 do mesmo mês, foi divulgado o decreto suspendendo eventos, por conta da alta transmissão no Estado. Depois disso, tivemos que adiar tudo e lidar com a frustração", lamentou. 

Em 2021, a chegada da vacina trouxe alegria e esperança para a família. No entanto, a demora para a aplicação das doses em adolescente com comorbidades fez com que os familiares passassem pelo pior momento de suas vidas. 

LEIA TAMBÉM: Vitrine Literária: saiba como comprar livros capixabas direto com os autores

"Durante início da vacinação, ainda não havia liberado a aplicação das doses em adolescentes com 15 anos e com comorbidades. Em junho do ano passado, Maria acabou contraindo a doença, precisou ser internada e entubada. Foi uma situação muito difícil para gente. O médico falou para eu rezar, pois, foi uma pena a vacina não ter chegado a tempo. Com fé, tudo deu certo e ela se curou", contou Silvania. 
pp_amp_intext | /1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_03

Após superar a doença e com o avanço da vacinação, Maria pode realizar a tão sonhada festa de 15 anos, mesmo após 2 anos. Com muita emoção, Maria Clara festejou, dançou e fez um discurso emocionante para agradecer e festejar o momento. 

"Ela ficou totalmente feliz e realizada. Curtiu demais, virou uma princesa, fez um  discurso emocionante agradecendo as orações de todo mundo. Ela estava deslumbrante como sempre desejou".

Veja o discurso de Maria Clara 


/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |
/1034847/FOLHA_VITORIA_AMP_FINAL_DA_MATERIA |

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais sobre nossa Política de Privacidade.